Entre os incontáveis anjos que fazem parte da corte celeste, três deles tiveram seus nomes revelados: Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12), Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26) e Rafael (Tb 12,15; 3,17). Estes seres celestes são nossos amigos, colaborando em tudo o que diz respeito ao nosso bem, cumprindo a missão salvífica de Deus em relação a nós.
Quem são os Arcanjos?
Na tradição da Igreja, Miguel, Gabriel e Rafael fazem parte dos sete anjos que estão diante do trono de Deus, sendo conhecidos, respectivamente, como: Miguel, líder dos exércitos celestiais, príncipe dos anjos e defensor contra as forças malignas; Gabriel, mensageiro das boas novas de Deus e anunciador das revelações divinas, que comunicou o nascimento de Cristo à Virgem Maria; e Rafael, o cura de Deus, que guia e ordena nossas vidas, tendo acompanhado Tobias.
A existência dos anjos é uma verdade de fé. Os arcanjos, por estarem mais próximos da experiência humana, são sinais vivos da presença de Deus em nossas vidas. Eles nos ajudam em nossa busca pela santidade, cumprindo suas missões únicas.
São Gabriel nos lembra da importância de escutar e acolher a voz de Deus. São Rafael, a medicina de Deus, nos ajuda a vencer a cegueira espiritual e a encontrar o caminho que o Senhor tem preparado para nós. São Miguel, o defensor, nos protege nas batalhas espirituais, servindo como um escudo para nós e para toda Santa Igreja.
Celebração Litúrgica
Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!
Saiba mais
O que dizem os santos sobre os anjos da guarda?
“A presença dos anjos em minha vida”, testemunho de Emmir Nogueira