Formação

A importância dos Arcanjos na vida espiritual

“Os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade de vida”, afirma São João Paulo II.

comshalom

A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”, designando a importância dos arcanjos em sua missão. O primeiro deles é Miguel, cujo nome, do hebraico, significa “Quem como Deus”. Ele nos traz a mensagem da unicidade de Deus contra o orgulho do dragão, revelando, por outro lado, ao homem sua verdadeira dignidade, que não é ameaçada pelo esplendor de Deus, mas que consiste exatamente em refleti-la ao mundo.

No Antigo Testamento, o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus. Ele é o príncipe da milícia celeste, guerreiro e protetor não somente de cada fiel, mas de toda a santa Igreja contra os inimigos terrenos e infernais. Vemos esta sua luta descrita no livro do Apocalipse: “Houve então um combate no céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no céu (Ap 12, 7-8). O vencedor do mal é nosso aliado na luta quotidiana contra as forças malignas e também guia da alma no momento decisivo da morte.

Gabriel” significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. Seu nome é citado duas vezes nas profecias de Daniel. Ele é o mensageiro por excelência, foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, ainda mais, o maior de todos os anúncios: o nascimento de Jesus à Virgem Maria. Foi ele quem escutou o “Fiat” de Maria, a partir do qual o Verbo divino se fez carne. Tendo anunciado a Maria e a humildes pastores o grande mistério de Deus que se faz homem, até hoje esse Arcanjo nos fala do desejo de Deus de encontrar também em nossa vida e no nosso coração um espaço para acolher os “anúncios” divinos para cada um de nós.

Por fim, temos São Rafael, cujo nome significa “Deus curou” ou “Medicina de Deus”. Ele aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. São inúmeras as feridas de que padece a humanidade, sobretudo a doença da cegueira, que impede o homem de enxergar o próprio Deus, que de tantas maneiras deseja revelar-lhe o Seu fiel amor.

Caminho de santidade

Embora hoje em dia não se preste a devida e necessária atenção a essa devoção, ela se faz ainda mais urgente, pois vivemos em um tempo onde se perdeu o sentido do sagrado, do espiritual e do divino, sendo também resposta providencial de Deus às necessidades da humanidade. Os anjos são, dessa forma, um sinal da presença de Deus, de seu cuidado atento e constante. Estando diante de Deus, tão próximos a Ele, podem nos revelar Seu querer, Seus pensamentos, na medida em que essa mensagem nos auxilie em nosso caminho de santidade.

Deixemo-nos guiar por esses instrumentos de Deus na nossa vida, pois como afirmava São João Paulo II, “os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade de vida”. Essa é a maior importância dos arcanjos em nossas vidas, a santidade.

Padre Rômulo dos Anjos

 

VEJA TAMBÉM

Oração dos Arcanjos

Festa dos Arcanjos

Arcanjos: Quem são esses seres?

Blog Carmadélio: Intervenção de São Miguel Arcanjo na guerra do Iraque salva soldado


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *