Formação

Quinta-feira santa: Seu corpo é alimento de vida eterna

comshalom

Todo ser vivo, animal ou vegetal, precisa se alimentar de alguma forma. A privação do alimento, pode levar a desnutrição e a morte. Alimento é vida e onde houver vida, há possibilidades de busca, mudança e crescimento. Onde houver vida há também esperança, crescimento e conquistas. Com a ausência do alimento ou com o uso do alimento errado ou insuficiente, todo esse sistema que falamos fica comprometido, o resultado é desnutrição, fraqueza e morte. 

Eu quis introduzir assim, de modo bem humano, natural com algum teor científico, para que possamos mergulhar na profundidade das palavras de Jesus no evangelho, quando na última ceia faz essa magnifica revelação. Leia:  “Os judeus discutiam entre si, dizendo: ‘Como é que ele pode dar a sua carne a comer?’ Então Jesus disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha CARNE é VERDADEIRA COMIDA e o meu SANGUE, VERDADEIRA BEBIDA. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (João:6.52-56)

Junto com essa passagem do evangelho, se quisermos outra passagem, que além de autoridade bíblica tem um teor histórico da Igreja que nascia, leiamos esse ensinamento do grande Apostolo Paulo:Irmãos: O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “ISTO É O MEU CORPO QUE É DADO POR VÓS. Fazei isto em minha memória. ” Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA, EM MEU SANGUE. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. ” (1Cor 11,23-26)

São Paulo tinha tanta consciência da sacralidade desse pão e desse vinho consagrado, que numa certa ocasião, precisou exortar com vigor alguns membros da Igreja, que recebiam esse dom de qualquer jeito. Leia: “Irmãos, o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “ISTO É O MEU CORPO que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice É A NOVA ALIANÇA em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.” (1Cor:11, 23-26)

Meu objetivo é contribuir para que a luz da verdade fique sempre acesa, para que sempre exista um espaço de orientação para quem estiver disposto a reencontrar a verdade. Se essas palavras te iluminaram e você deseja que outros também recebam o seu clarão, faça com que elas cheguem até eles. Deus te abençoe sempre, shalom.

Retiro de Semana Santa Shalom 2022

 A Comunidade Católica Shalom promoverá o seu tradicional retiro de formação e oração em uma edição híbrida. O encontro acontecerá do dia 14 e 15 de abril  de 2021 e será transmitido pelo Canal no YouTube. Entre os pregadores do retiro, estão Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Shalom. Na programação ainda haverá a tradicional Via-Sacra organizada pelos artistas Comunidade Shalom.

A inscrição para o Retiro de Semana Santa é gratuita, clique no link e faça já a sua inscrição. 

[CLIQUE AQUI e faça a sua inscrição]

Meditações para a Semana Santa 

Meditações para a Semana Santa já está à venda nas Edições Shalom. A obra, que é um auxílio para a boa vivência do espírito litúrgico desse tempo especial, será utilizada pelos participantes do Retiro da Semana Santa 2022, da Comunidade Católica Shalom. Essa edição traz orientações e reflexões para oito dias, do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa. A semana mais importante para a fé católica será meditada segundo o versículo de Jo 13,34: “Amai-vos como Eu vos amei”.

A cada ano, um novo número da coleção Meditações para a Semana Santa traz reflexões à luz da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja, inserindo o fiel batizado no mistério central da fé católica: a Paixão, a morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

O livro será usado no Retiro da Semana Santa, da Comunidade Shalom, auxiliando os participantes a acompanhar as pregações e a Via-Sacra, e a tornar concreto o espírito litúrgico de cada dia.

Adquira o livro Meditações para a Semana Santa

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.