Institucional

O amor é o limite

pesComo se não bastasse, Ele se cingiu como fazem os servos, abaixou-se e lavou os pés de quem o abandonaria na hora suprema, a do sofrimento e da morte. Lavou e beijou os pés de quem com um beijo o entregaria para sofrer morte de cruz. Como se não bastasse, sabendo do que lhe aconteceria, ouviu perguntas dos discípulos sobre aquele gesto e com ternura apenas respondeu: “mais tarde compreenderás” [1].

“Tu nunca me lavarás os pés!”, exaltou-se Pedro. Mas Ele, depois de tantas provas de paciência, insistiu mais uma vez com o discípulo, como pai com o filho, em querer fazer-lhe o bem. E como se não bastasse, ensinou de novo a amar: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Verdade é que o amor nunca se basta. Ao menos não quer se bastar. Quer superar-se em bondade, quer dar-se, não se deixa vencer em generosidade. Como é infinito, Ele mesmo é o seu limite.

“É anseio do Coração do Amado que nos dediquemos a dar provas de amor uns para com os outros (…) Devemos enxergar nos irmãos excelente oportunidade de darmos provas de amor ao nosso Rei. Aceitando as suas ofensas, ouvindo os seus queixumes, amando os que não são amados, perdoando os que são difíceis de perdoar, vivendo o Seu Amor” [2]. Provas sem limites, na alegria e na tristeza, na dor e em meio a sorrisos. Provas, a providência divina, na sacralidade do cotidiano, encarrega-se de nos oferecer oportunidade para dá-las. Provas de amor, o amor que vai até o fim, que não se basta.

 

[1] Diálogo de Jesus com seus discípulos no Lava-Pés, narrado em Jo 13,1-15
[2] Moysés Azevedo. Escrito Amor Esponsal.

 

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *