Igreja

A receita do Papa para superar conflitos

comshalom

Jesus dá-nos três critérios para superar os conflitos: realismo, coerência e filiação – esta é a mensagem principal do Papa Francisco na manhã desta quinta-feira na Missa na Capela da Casa de Santa Marta

Partindo da leitura do Evangelho do dia retirada do capítulo 5 de S. Mateus, o Santo Padre sublinhou que Jesus diz-nos para amar o próximo e não como os fariseus, que não eram coerentes, cuja atitude não era amor mas indiferença em relação ao próximo. Desde logo, um primeiro critério o realismo:

“Primeiro, um critério de realismo. Se tu tens qualquer coisa contra um outro e não podes resolver, encontrar uma solução, bem, chega a um acordo, pelo menos; faz um acordo com o teu adversário enquanto estás em caminho. Não será o ideal, mas o acordo é uma coisa boa. É realismo.”

Um segundo critério que nos dá Jesus – continuou o Santo Padre – é o critério da verdade, pois insultar o outro é também, em certo sentido, matar, pois na raiz está o mesmo ódio. Um terceiro critério é o da filiação, ou seja, o outro é nosso irmão, é filho do mesmo Pai e não posso falar com o Pai se não estou em paz com o meu irmão. Para isso é preciso chegar, pelo menos, a um acordo – concluiu o Papa Francisco:

“Não falar com o Pai sem estar em paz com o irmão. Três critérios: um critério de realismo, um critério de coerência, isto é, não matar mas nem sequer insultar, porque quem insulta assassina, mata; e um critério de filiação: não se pode falar com o Pai se não posso falar com o meu irmão. E isto é superar a justiça, aquela dos escribas e dos fariseus. Este programa não é fácil! Mas é o caminho que Jesus indica para andar em frente. Peçamos-Lhe a graça de poder andar em frente, em paz entre nós, nem que seja com acordos mas sempre com coerência e com espírito de filiação.”

 

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *