Mundo

Recordações salesianas

comshalom

«Ali aprendi a procurar o sentido das coisas – escreve Jorge Mario Bergoglio, narrando o tempo passado no colégio, quando era criança – um dos momentos deste aprender a procurar era o “dar as boas noites”. Lembro-me de uma noite de Outubro de 1949 quando, pela primeira vez, reflecti sobre a morte».

Estas «recordações salesianas» comparecem na longa carta de 20 de Outubro de 1990 que Bergoglio escreveu ao salesiano Cayetano Bruno, historiador da Igreja na Argentina, na qual recorda o padre Enrico Pozzoli, salesiano que o tinha baptizado a 25 de Dezembro de 1936. Terminadas aquelas seis páginas datilografadas (por nós publicadas no número de 23-24 de Dezembro de 2013) o jesuíta escreveu de novo ao padre Cayetano, de lance outras cinco páginas nas quais narrou recordações pessoais, em particular as relativas a 1949, ano em que, com 13 anos, Jorge Mario frequentou o sexto grau de instrução no Colégio Wilfrid Barón de los Santos Ángeles em Ramos Mejía, na grande Buenos Aires.

Na edição diária  do jornal L´osservatore Romano foi publicado  integralmente o texto no qual Bergoglio recorda com afecto o modo como a sua família se «alimentou espiritualmente» através dos salesianos de San Carlos em Almagro e entra nos pormenores da educação recebida no colégio.

«Se aqueles homens que conheci no Colégio – conclui Bergoglio – puderam criar uma “cultura católica”, foi porque tinham fé. Acreditavam em Jesus Cristo e – um pouco por fé e um pouco por descaramento – tiveram a coragem de “anunciar”: com a palavra, a vida e o trabalho».

 

Clique aqui e confira a carta do Papa

 

Fonte: L`osservatore Romano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *