A REDEVIDA de Televisão está completando hoje 25 anos de fundação. Conhecido como o Canal da Família, a instituição nasceu em 1995 com o objetivo de levar uma programação cristã para os lares dos brasileiros. O Canal abriu de forma generosa as portas para a missão evangelizadora da Comunidade Católica Shalom através do programa Fazendo Barulho (FzB!), que vai ao ar todos os sábados, às 23h.
No ano de 2013, João Monteiro de Barros Neto, atual diretor do Canal, visitou os estúdios do programa e a sede da Comunidade Shalom, Diaconia Geral. Na ocasião, ele concedeu entrevista ao Portal e falou sobre a presença da Igreja Católica na televisão.
REDEVIDA e Shalom: Uma parceria que deu certo
A parceria do Canal de Televisão com a Comunidade surgiu através de uma iniciativa da emissora após a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro (JMJ). Os responsáveis pela programação do Canal sentiram a necessidade de maior comunicação com os jovens e alguns bispos sugeriram o Shalom para estar à frente de um novo programa. A nova atração da REDEVIDA seria aos finais de semana, em horários que os jovens costumam estar em casa no Brasil.
A partir de então, através de um diálogo com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade, a iniciativa ganhou forma e o Shalom passou a desenvolver o novo programa com o suporte do Canal.
Onde há jovens, deve haver barulho
O nome Fazendo Barulho foi uma inspiração que nasceu após uma pregação do Papa Francisco com a seguinte exortação: “Queridos jovens: Coragem. Vão em frente. Façam barulho, hein? Onde há jovens, deve haver barulho”, em referência ao verdadeiro barulho que a juventude deve fazer, o do anúncio do Evangelho, do “sim” à Verdade, do protagonismo que pode ser uma influência do bem para a sociedade.
Uma grande novidade evangelizadora
Gabriela Viana, missionária da Comunidade de Vida Shalom que foi a primeira apresentadora do programa, relata que a chegada do Fazendo Barulho foi uma grande novidade para a Comunidade, porque até então os trabalhos de evangelização do Shalom nos meios de comunicação eram discretos.
Na época, a Comunidade estava começando a ganhar espaço nas redes sociais e recebeu um novo impulso missionário com um programa de televisão em Rede Nacional. O espaço televisivo ainda era um “campo” novo para os missionários do Shalom, que abraçaram o desafio.
“As pessoas receberam o Fazendo Barulho muito bem, a gente se sentiu muito acolhido na programação da REDEVIDA. Os telespectadores fiéis do Canal se sentiam impelidos a convidar seus familiares jovens a assistir um programa que tem a marca da juventude. Foi muito interessante”, afirmou Gabriela.
Edição do Fazendo Barulho com o tema “O corpo e a castidade”.
Gratidão
A Comunidade recomenda à REDEVIDA de Televisão as suas sinceras orações e agradecimentos. Que Deus continue abençoando a missão evangelizadora deste Canal, terra de missão fecunda do Shalom na televisão brasileira. Feliz aniversário.