Formação

Passagem de ano

comshalom
322539-virada-do-anoA passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, que costumamos chamar tradicionalmente “réveillon” ou simplesmente “virada” é cheia de eventos marcadamente superticiosos e mágicos, já que deverão ser realizados no momento em que os ponteiros se encontram.

Contudo, para o homem de fé, a passagem do ano é ocasião de se colocar diante do Senhor do Tempo e Senhor da Vida, do Pai de onde provêm todo dom.

Será o momento de oração, de contemplação do que verdadeiramente serão comemorados, ou seja, os dois anos, o que vai e o que chega. Para o ano que passa, nossa celebração de ação de graças; para o ano que chega, a gratidão da esperança.

Além do tempo que se esvai na ampulheta pessoal e do aumento da idade, podemos perceber nosso amadurecimento, através de nossas reações frente aos acontecimentos e também o que fizemos para crescer no serviço aos demais e a Deus. A passagem de ano, para quem tem fé, é ocasião de avaliar o desenvolvimento de sua vida e qual tem sido, na verdade, o seu tesouro.

Se tudo for positivo ou pelo menos a maior parte, devemos bendizer a Deus e glorificá-lo porque a graça d’Ele não foi estéril em nossa vida. Devemos terminar a revisão do ano com Maria, entoando o Magnificat.

Mas se tivermos a triste conclusão de que tudo foi vaidade, de que nada de sólido foi feito, nada realmente foi vivido, de que tudo se esfumou como a bruma, nos resta ainda um posicionamento de fé: pedir perdão a Deus pela riqueza dissipada, ser realmente contrito, esperar na misericórdia divina e fazer um bom propósito de usar bem o que a prodigalidade celeste oferecer.

Uma coisa é certa, fomos criados no tempo, pelo amor de Deus, para uma vida eterna, além do tempo. Bendito seja Deus!

Que possamos aproveitar muito bem o tempo de nossa vida, para que ela seja plena do amor de Deus na eternidade! Quanto maior o empenho de amar neste mundo, maior nossa plenificação, nossa saciedade no outro, que é eterno!


Formação: Dezembro/2012
31.12

Escrito sob um olhar acadêmico, o Pe. João Wilkes (Assistente Internacional da Comunidade Shalom) apresenta-nos este excelente estudo sobre a Espiritualidade da Comunidade Católica Shalom, a começar pelo contexto da realidade brasileira durante o seu nascimento, as etapas de sua fundação, o fundador, os irmãos, a organização e estruturas, o crescimento, a difusão internacional e a aprovação pontifícia, trazendo-nos detalhes enriquecedores. Deixe-se encantar pela nossa história, quem sabe você também não encontre nela a sua própria história.

Adquira o seu [AQUI]


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *