Institucional

Renascer 2017 – Missão de Belo Horizonte

” A verdadeira alegria é fruto do encontro com Jesus e consequentemente do sim que damos a Ele”

A Comunidade Católica Shalom realiza todos os anos o retiro de carnaval Renascer.  A proposta é  oferecer um carnaval diferente dos tradicionais.

Em comunhão com a igreja Católica do Brasil que nomeou 2017 como o Ano Nacional Mariano, o tema do Renascer este ano foi: “Alegra-te” (Lc1-28).  Nos três dias de retiro, de 26 a 28 de fevereiro, os públicos presentes foram convidados a dar o seu sim a Jesus, assim como Maria disse ao Anjo: “Eis aqui a serva do Senhor!…”.  A programação foi toda voltada para apresentar Maria como nossa modelo de entrega e obediência, Ela que quer nos ensinar o caminho da verdadeira felicidade.

Programação:

Os três dias de Retiro começaram com adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentação da cia de artes e pregação. Menzia Maria, Responsável local da missão Belo Horizonte, foi quem iniciou a programação de domingo falando sobre a “verdadeira alegria”, aquela que não passa. A alegria que é diferente da euforia é gerada ao darmos o nosso sim para Jesus.

“A verdadeira alegria é fruto do encontro com Jesus e consequentemente do sim que damos a Ele. Este sim não pode ficar restrito a nós mesmos, ele nos motiva a ser cheios de alegria e nos leva ao encontro do nosso irmão que esta perdido”, disse.

Na segunda feira, após  a adoração ao Santíssimo Sacramento, Alexandre Rabelo ministrou sobre a visita do Anjo a Maria e como Maria ao decidir pelo “Sim” a Deus  trouxe salvação para nós. “Maria é a nossa modelo, é o nosso farol que nos mostra o caminho que é Jesus. É ela quem nos aponta o caminho certo.” Ele terminou dizendo: “Deus nos quer perto dele, Ele quer você. Apenas espera pelo seu Sim”.

Na terça feira, a adoração e a ministração foram momentos preparatórios para a Efusão do Espirito Santo.  Lucimara Nicolau, consagrada da comunidade Aliança,  conduziu a pregação falando sobre conhecer e mergulhar no Espirito Santo.

Ministrando sobre o evangelho de Lucas 1- 26, ela disse que Maria já tinha sido preparada por nosso Senhor. Em um dia comum ela teve um encontro com o Anjo e o Senhor vai dizendo para Ela como será sua vida e a vida de toda humanidade. “Quem tem o Espirito Santo tem uma alegria de dentro para fora. Tudo se faz novo.”

Na parte da tarde, antes da Santa Missa, foram ministrados simultaneamente os cursos de Espiritualidade, Família, Jovem, Vocacional e Seminário de Vida no Espirito.

Sobre os cursos:

Espiritualidade: Com os temas: Maria nos Ensina Amar Jesus; Maria, Modelo de Fé; Maria, Mulher de Evangelização e Trezentos Anos da Aparição de Nossa Senhora de Aparecida.  Foram abordados temas sobre o Ano Mariano e a graça de termos Maria como intercessora, aquela que foi a primeira  a conhecer este amor e nos ajuda a amar mais Jesus.

Família: O curso abordou o tema da exortação apostólica do Papa Francisco: A alegria do amor no seio da família.

“A gente foi percebendo  que a família é um projeto divino, é a continuidade da salvação. Por isso ao longo destes três dias fomos percebendo o porque que nos tempos atuais a família é tão atacada. Porque ela dá continuidade do projeto da salvação de Deus.” Disse a coordenadora do curso, Patricia Paiva, consagrada da comunidade Aliança.

Vocacional: Abordou a questão do missionário nos dias atuais, falando sobre como é ser missionário na Comunidade Shalom com os testemunhos de missionários da Comunidade.

Jovem: Trabalhando os temas: Consagração à Virgem Maria, Teologia do Corpo e A cura da Auto-imagem os jovens presentes foram convidados a  olhar Maria como uma grande modelo de Santidade.

Seminário de Vida no Espirito Santo: Foram trabalhados em um conjunto de pregações os temas: O Amor de Deus, Pecado e Salvação, O Senhorio de Jesus, Serás Inteiramente do Senhor Teu Deus, Efusão do Espirito Santo e Crescer na Graça.

Todos estes temas visam levar os participantes a uma experiência profunda com Deus e com o seu amor. E esse caminho vai sendo trilhado como uma revelação daquilo que a pessoa tem como verdade e muitas vezes são falsas ideias, falsas imagens de Deus, e as pregações vai iluminando neste conhecimento e gerando uma firmeza na fé.

Poliana, consagrada da comunidade de vida, coordenadora do Seminário de Vida no Espirito,  explica que Todo Seminário de Vida  comina na experiência de Efusão no Espirito Santo. Porque nós suplicamos um novo pentecostes. Ela disse: “As pessoas renovam a experiência do Espirito Santo que já receberam e com decisão própria as pessoas tem esta experiência que transforma, que converte, e  que gera uma vida nova”

RENASCERZINHO

Uma das maiores bênçãos que a missão de Belo Horizonte experimentou no Renascer 2017 foi realizar pela primeira vez o Renascer Kids. Algo muito grandioso Deus fez na vida das nossas  crianças ao longo destes três dias.

Para que toda a família pudesse desfrutar de um verdadeiro encontro com Deus, os pais tiveram a oportunidade de deixar suas crianças no espaço Renascerzinho. Os pequenos tiveram uma programação intensa com música, brincadeiras, adoração, peças teatrais adaptadas para os pequenos e muita animação da equipe organizadora.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *