O retiro de carnaval Renascer, promovido pela Comunidade Shalom, há 39 anos, em Fortaleza, não somente oferece a possibilidade de um carnaval diferente com um ambiente de oração, louvor e alegria. Cada vez mais as ações sociais que buscam promover a dignidade da pessoa humana ganham espaço. A Comunidade possui, na capital cearense, inúmeras ações dentre as quais estão a Casa São Francisco, a Casa Renata Couras, o Espaço de Paz Ronaldo Pereira e outros. Nos três dias de Renascer uma parte dessas atividades podem ser conhecidas e abraçadas pelos participantes.
A Casa São Francisco, dedicada àqueles que comumente são chamados “nossos amigos” pelos membros da Comunidade, os pobres, é um Centro de convivência que assiste pessoas que vivem em situação de rua.
Rogério Silva, voluntário na casa, partilha da sua experiência pessoal: “todos os dias, ao tocar na vida deles, eu vou sendo renovado nessa esperança, na relação de Deus comigo porque neles está o próprio Cristo. Tocar nesse Cristo pobre é ser renovado na esperança na minha vida e também na vida deles, de Deus para com eles, de não desistir deles.” Rogério integra o grupo de servos que diariamente acolhe os pobres, às 8h30 da manhã, realizam seu cadastro para participar das atividades oferecidas naquele dia. Lá são oferecidos café da manhã, higiene pessoal, participam de treinamentos, atividades espirituais, e refeição. À tarde a casa também faz atividades de evangelização e distribuição de sopa.
Atualmente, a casa oferece seus serviços a cerca de 90 pessoas por dia. A Casa São Francisco possui ainda uma cafeteria aberta ao público, o Café SH, que ajuda a manter o projeto. No Renascer, o Café SH tem seu espaço para que todos possam experimentar os seus produtos e ao mesmo tempo conhecerem e auxiliarem esta obra.
Já a Casa Renata Couras dedica-se, atualmente, ao cuidado de 13 acolhidos, em processo de reabilitação diante de questões relacionadas ao álcool e outras drogas. No Renascer, os missionários da Comunidade que servem na Casa Renata Couras possuem um stand de vendas de ícones (imagens religiosas) fabricadas com a ajuda dos próprios acolhidos.
O Renascer dá ainda a oportunidade dos participantes doarem alimentos que servem às obras sociais. Neste ano, 420kg já foram arrecadados até a manhã desta segunda-feira (3), segundo dia de evento.
Outra ação considera importante, efetiva e de grande impacto social é a parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Doações de sangue são acolhidas no próprio local e, ainda, a realização de cadastros para a doação de medula óssea. No primeiro dia do evento já foram contabilizadas 110 bolsas de sangue doadas, dentre os 149 candidatos à doação.
Jonhy Castro, 37 anos, voluntário e participante do evento, partilhou sobre a oportunidade de realizar a doação de sangue:
“É uma grande alegria pra mim estar ajudando os mais necessitados, os doentes que estão hoje necessitando de uma transfusão. Me sinto muito feliz em estar ajudando esse povo, ajudando ao próximo. E queria também partilhar essa graça que foi estar no Renascer e estar doando, ter a oportunidade de não somente beber da graça de Deus, mas também de estar doando sangue, de estar ajudando ao próximo. Então assim, agradeço muito à Comunidade, a esse evento, onde traz o próprio Centro de doação para dentro desse evento que é voltado para Deus, mas também voltado sempre ao próximo. Tem os profissionais, médicos, técnicos que lhe auxiliam ali, tem um lanche, a gente é muito bem atendido, muito bem cuidado dentro do Centro do Hemoce.”
Jonhy, ainda concluiu motivando: “Se você não é doador, eu peço que você seja aberto, abra o coração, doe sangue, doe vida, o sangue salva muitas vidas.”
O Renascer 2025 está de portas abertas para todos que queiram fazer parte desta rede de solidariedade. O evento traz a oportunidade de experimentar das várias graças de Deus e, ao mesmo tempo, transbordar em ações concretas a caridade que vem de Cristo, mostrando a Sua Face para muitas que esperam concretamente o seu auxílio.
>>Click aqui e conheça mais das Ações Sociais da Comunidade em todo o mundo