Nas tardes, o Renascer oferece, durante os três dias de eventos, aos participantes quatro opções de cursos que tem como temas gerais Jovem, Vocacional, Espiritualidade e Seminário de Vida. No domingo, 26, as palestras trouxeram como mote Nossa Senhora.
Vitor Sales, missionário da Comunidade de Vida, partilhou para os jovens sobre o tratado de consagração a Jesus por meio de Maria, de autoria de São Luis Maria de Grignion de Monfort. Ao explicar a importância de Virgem Santíssima para a Vocação Shalom, Vitor comentou sobre a relação que Ronaldo Pereira, também missionário da Comunidade de Vida, tinha com Nossa Senhora Porta do Céu. Ronaldo foi um jovem que fez a diferença na evangelização dos jovens. Este ano a Comunidade Católica Shalom celebra 22 anos de sua Páscoa.
“Não adianta rezar e não servir”, destacou Leandro Uchoa, analista de redes. Ele participou do curso sobre Espiritualidade que, no primeiro dia, teve a palestra de Eveline Montenegro, consagrada da Comunidade de Aliança, com o tema “Jesus ensina-nos a amar Maria”. Já o vendedor Rubens Ferreira escolheu participar do curso Vocacional e partilha que a pregação de Isabele Aguiar, também membro da Comunidade de Aliança, o ajudou a perceber que “Deus escolhe os mais fracos, os mais pecadores”.
Quem participa do Renascer pela primeira vez é animado a fazer o Seminário de Vida. No primeiro dia, a palestra que mais chamou atenção do professor José Almir foi sobre o Amor de Deus. Para ele foi marcante a partilha que Leandro Formolo, missionário da Comunidade de Vida, fez sobre a passagem do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32). “Ele [o palestrante] disse que, quando chegarmos no céu, seremos acolhidos como o filho pródigo”, resumiu Almir.
Jonas Viana