Formação

Renovação Carismática

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Em 1998, o Santo Padre João Paulo II, falando aos líderes daRenovação Carismática, disse: “O Movimento da Renovação Carismática Católica éum dos diversos frutos do Concílio Vaticano II. Como não dar graças pelosfrutos que a Renovação Carismática deu à Igreja e em tantas pessoas? Quantosleigos, homens e mulheres, puderam experimentar o poder extasiante do EspíritoSanto e dos seus carismas? Quantas pessoas descobriam a fé e o gosto da oração,a força e a beleza da Palavra de Deus? Traduzindo tudo isso num serviçogeneroso à Igreja”. E, concluindo, o Papa disse: “Desejo com vocês, hoje,agradecer ao Espírito Santo”.

Eu me sinto honrado de falar sobre a ação do Espírito Santoque vocês têm experimentado aqui no Brasil. Vocês são pessoas especiais noplano de Deus. E quero partilhar com vocês sobre como a Renovação Carismática éum “kairós”, um evento no mundo. Então, qual é a mensagem que é preciso dar aomundo e aos cristãos? Aqui estamos falando do fenômeno na sua globalidade, enão apenas de uma prática singular, como as línguas ou as curas. Eu considero aRenovação Carismática como a realização de uma profecia do Pontífice Paulo VI,quando afirmou que a Renovação é uma chance para a Igreja, isto é, umaesperança, uma oportunidade para a Igreja.

Consideremos um fato. Este movimento, tão pouco estudadopelos especialistas, é o movimento missionário que mais cresce no mundo. E temuma dimensão significativamente ecumênica. Vocês imaginem que esse movimentoestá presente em todas as igrejas protestantes e também ortodoxas, além daIgreja Católica. E no presente século teve um crescimento de zero a 600 milhõesde cristãos, e as estimativas estatísticas prevêem que em 2025 terá um bilhão ecem milhões de carismáticos em toda a Igreja Cristã. Trata-se do maiormovimento de renovação na história da Igreja. Eis por que vocês são pessoasespeciais no plano de Deus. Deus seja louvado!

Caros irmãos, diante de um movimento de 600 milhões decristãos, onde a maioria das pessoas experimentaram uma vida genuinamentecristã e um sincero desejo de missão, é verdadeiramente difícil negar apresença e a obra do Espírito Santo. E o movimento carismático foi para aIgreja como um choque espiritual. Nenhum homem, nenhum eclesiástico, nenhumteólogo, nenhum papa, nenhum pastor, por mais que fosse brilhante, poderiaprever ou planejar uma emissão espiritual no fim deste século XX em milhões dehomens e mulheres que estão famintos em busca de Deus. Mas eu gostaria deentender com vocês o que Deus está fazendo com esta renovação, qual a mensagema enviar à Igreja e ao mundo e também que tipo de engajamento o movimento deveassumir diante da Igreja. A Renovação propõe o primado de Deus na Igreja e nofiel. A espiritualidade da Renovação Carismática tem origem em Pentecostes,como nos foi descrito por S. Lucas no livro dos Atos. O Espírito Santo entra navida da Igreja que está nascendo e gera três frutos espirituais: presença, podere louvor. Antes de tudo, a presença viva de Jesus, conhecido como Senhor eSalvador. Outro fruto de Pentecostes é também o poder de evangelizar, de sermissionário. E o Pentecostes é também uma grande resposta de louvor, adoração eglorificação de Deus.

Portanto, a Renovação Carismática nos propõe de novo acentralidade de Deus nos nossos dias, através do batismo no Espírito Santo. E opróprio batismo no Espírito Santo propõe novamente o primado de Deus. Jesusdisse: “Recebei o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, porque sem mim –vejam o primado de Deus – vocês não podem fazer nada”. Não se pode construir aIgreja do Senhor; os carismas, os dons, os ministérios vêm do Espírito de Deus.Porque “se não é o Senhor que constrói a casa, em vão trabalham osconstrutores”. E dizia Paulo: “Somos batizados no Espírito para formar um sócorpo, ou seja, o corpo da Igreja”.

Tem uma erupção poderosa da presença de Deus que gera umdesejo da presença de Deus, uma fome, uma busca de Deus. As pessoas têm fome decoisas espirituais, têm fome de oração, da Palavra de Deus, dos dons doEspírito, dos sacramentos, da Igreja, de santidade, de pastores… têm fomeinsaciável. E a Renovação Carismática se apresenta como um movimentocontemporâneo de busca de Deus, como aconteceu no passado, com os grandesmovimentos da reforma da Igreja, como as ordens mendicantes na Idade Média, omovimento de Francisco de Assis e outros, onde as pessoas não estão nuncasaciadas de Deus inteiramente. E o Papa nos disse: “Vocês redescobriram o poderdo Espírito, os carismas, as graças sobrenaturais, os dons, a fé, o gosto pelaoração, a força e a beleza da Palavra de Deus, a missão, a evangelização. Entãopor isso a Renovação, ousadamente eu digo, se torna uma busca angustiosa dapresença de Deus. Como dizia Francisco de Assis: “Deus nunca é bastante”.

A audácia da Renovação Carismática é aquela de proclamar queo homem pode fazer a experiência de Deus, porque a Escritura diz que é justo, ébom fazer experiência de Deus. E a Renovação Carismática acrescenta: “Deus querfazer comunhão, entrar em relação com o homem”. Até o ponto em que Ele vem fazer moradaem nós e nos elege como templo do Espírito Santo, templo da sua presença. Eisso é espantoso! Pensem só, Deus não habita numa construção feita de tijolos,Ele escolheu viver em você e em mim, e nós somos a morada do Deus vivo, isso éextraordinário!

E agora nós podemos compreender como é lógico, é natural queDeus coloque o seu poder na sua criatura. Vocês sabem por que nós somoscarismáticos? Porque Deus é onipotente. E Ele pode fazer em nós aquilo quequiser. É natural uma erupção do Espírito Santo, irmãos e irmãs. A RenovaçãoCarismática é a resposta providencial do plano de Deus em uma sociedade quetinha declarado a morte de Deus. Nesta sociedade secularizada, Deus requer oseu primado. Deus, eterna eternidade! A Renovação Carismática é uma contestaçãodo Espírito Santo a uma visão secular de um mundo fechado em si mesmo, dobradosobre os seus próprios problemas, que deixou de procurar Deus, que se voltou àadoração de falsos deuses, que tornam o homem escravo do dinheiro, do sexo, nareligião do hedonismo, do prazer. A Renovação Carismática contesta todas associedades que reduzem o homem à existência terrena, materialista, alienada deDeus. Mas vocês sabem de uma coisa, a Renovação Carismática não faz essacontestação com as palavras, mas com a vida, através da manifestação pública daoração, proclamando que Deus está vivo, que goza de ótima saúde, que não estádoente, não está morto, mas Ele está vivo na sua Igreja e que Deus vem ao nossoencontro com Jesus Cristo, e que esse encontro pessoal com Jesus Cristo encheperfeitamente o homem e diz que o universo não está fechado, mas que ahumanidade caminha para o seu cumprimento, invocando, a alta voz, o retorno deCristo: “Maranatá, vem Senhor Jesus!”. Essa contestação da RenovaçãoCarismática acontece na tensão que Deus ama todos os homens, que Ele os estáchamando à salvação, à redenção. “Porque Deus amou tanto o mundo, que mandou oseu Filho unigênito”.

Hoje constatamos uma grande inflação de linguagens, depalavras, e o mundo não está mais disposto a ouvir as pregações, dizia PauloVI: “O mundo não precisa de mestres, mas de testemunhas”. E os carismáticos nãoprocuraram criar uma nova linguagem da fé, nem tentaram formular sábiosdiscursos sobre Deus. Eles abriram com simplicidade a Bíblia e procuraram, comtodos os esforços, colocá-la em prática. E esta é a nova contestação do Espírito, recolocar asua Palavra no centro da sua Igreja. Os carismáticos, então, voltaram-se a Deusamigavelmente, de forma direta, pessoal. Falaram familiarmente ao Pai, comhumildade, orações e cânticos. E um pouco desconcertados eles falaram quetinham uma relação pessoal com Jesus Cristo, que podiam tocá-lo, na fé, comodiz João; eles podiam ver com os olhos da fé, como os discípulos de Emaús erevelaram que tinham submetido a Jesus suas vidas.

Como vocês podem ver, os carismático não inventaram nada denovo. Até mesmo a conversa cotidiana dos carismáticos era feita de expressõessimples. As pessoas se encontravam até mesmo no mercado, fazendo compras, e sesaudavam: “Aleluia, Irmão!” E isso, de certa forma, fazia com que as pessoasficassem impressionadas. Os carismáticos distribuíam bênçãos: “Deus teabençoe!” E em certos casos isso não apenas desconcertava, mas tambémincomodava. Sobretudo quando esse “Deus te abençoe!” era dito a um padre oubispo.

Então, a postura da Renovação Carismática pode ser explicadada seguinte forma: porque não é possível falar ao mundo de Deus, não se podeter um discurso sobre Deus para convencer o mundo, não é melhor, por acaso,falar diretamente a Deus, na oração? E manifestar publicamente que a sua Igrejaestá viva. Diante da dificuldade de ter uma pregação sobre Deus, a Renovação nãofaz argumentos, mas testemunha, apresenta a sua experiência pessoal, a suaconversão, com espontaneidade, com simplicidade. A Renovação, assim, é umacontestação a uma sociedade que tenta calar sobre Deus. É, então, uma profeciaviva. E faz isso através dos encontros de oração, da liturgia Eucarística, daalegria de crer na grande verdade, contra cada mentira do inimigo, que reduziua existência do homem à escravidão, pois somente a fé dá um sentido àexistência do homem e o gosto de viver por Deus.

Portanto, a Renovação Carismática é, sobretudo, conversão,metanóia. O batismo no Espírito, que muitas vezes não se compreendeu ao certo osentido, não é senão o chamamento a viver radicalmente a graça do Batismo e doCrisma. Graças a esse batismo no Espírito, a essa nova missão do Espírito Santono batizado, hoje se acendeu no mundo inteiro um grande fogo de um novodespertar. Os testemunhos que encontram lugar importante nos encontros deoração não são nada mais que uma contínua lembrança à conversão. O Reino deDeus está próximo e nós precisamos nos converter, precisamos acolhê-lo eprecisamos mudar de vida. O Espírito é, antes de tudo, Santo e exige a nossasantificação, a separação do pecado. Naturalmente, o autor dessa conversão edessa santificação é sempre o Espírito. Vocês sabem que isso contribuiu paralevar à Igreja uma nova cultura do Espírito, porque não se tinha esseconhecimento do Espírito Santo como hoje nós vivemos na Renovação.

Eu não sei como é a situação no Brasil, mas na Itália, naEuropa, a Renovação Carismática foi injustamente marginalizada, atacada ou foirepresentada em modo caricatural. Mas a verdade é que a Renovação nos recordaque tudo vem de Deus e que a fé é um acolhimento; é preciso acolher Deus e asua Palavra, e é a fé então que vai produzir as obras sociais. Se não houveruma verdadeira conversão a Jesus Cristo, eu duvido muito que aconteça umaverdadeira ação social cristã e católica. Eu duvido que venha a existir umautêntico voluntariado cristão.


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