Em uma iniciativa inédita, a Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, prepara uma exposição prolongada dos restos mortais do santo, entre 22 de fevereiro e 22 de março de 2026. A autorização foi concedida pela Santa Sé, por meio da Secretaria de Estado do Vaticano, para marcar os 800 anos da morte do poverello de Assis.
>> Receba essas e outras notícias da Igreja no seu WhatsApp
Motivações e simbolismo
Segundo comunicado oficial, trata-se de “um presente extraordinário, um profundo convite à oração” e uma oportunidade de contemplar “o Evangelho de Cristo vivido plenamente na vida de uma pessoa como nós”.
A proposta de exposição está inserida no tema da “semente que morre para dar fruto”, simbolizando que, mesmo após 800 anos, a vida e o testemunho de São Francisco continuam gerando frutos para a Igreja.
Exposição dos restos mortais de São Francisco
Para possibilitar a veneração pública, o corpo de São Francisco será traslado do túmulo na cripta e depositado aos pés do altar da igreja inferior da Basílica de São Francisco.
A expectativa é de que devotos e peregrinos de todo o mundo visitem o local nesse período, favorecendo momentos de oração silenciosa e meditação diante da relíquia.
A exposição é vista como uma ocasião de renovação espiritual e representa um gesto significativo para o jubileu franciscano de 2026, que marca a memória do santo de Assis e seu legado de santidade que atravessa séculos.
LEIA TAMBÉM | 25 frases de São Francisco de Assis para te inspirar à santidade
