Shalom

Retirada dos andaimes: O ícone do Ressuscitado é revelado

No dia em que Cristo revela sua face divina no mistério da Transfiguração são retirados os andaimes do ícone central da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz. Saiba mais

comshalom
Ícone do Ressuscitado | Foto: David Gabriel

Na terça-feira, 06 de agosto, dia em que celebramos a Transfiguração do Senhor, são retirados os andaimes do ícone central da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, localizada na Diaconia Geral em Aquiraz.

O ícone, com mais de 14 metros, transmite a experiência fundamental do Carisma Shalom descrito em João 20, 19, do Cristo Ressuscitado que nos comunica a Paz.

Padre Evandro Menezes, Assessor Litúrgico Sacramental da Comunidade, conta que “o ícone, de todas as formas, seja teologicamente, seja artisticamente, é um marco na expressão da beleza do Carisma.

Além disso, diz que, ao olhar para o ícone, poderemos contemplar a Glória de Deus que ecoa neste templo sagrado e nos envia em missão:

“O ícone vai dar às pessoas a experiência de Tomé, de tocar no lado aberto, fazer uma experiência de vida nova, de ressurreição e, sobretudo, essa experiência com a Glória de Deus que invade esse lugar, com a presença do Ressuscitado que está aqui [na Igreja] disposto a nos dar uma experiência nova e nos enviar.”

Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Shalom, esteve presente na igreja durante a retirada dos andaimes e deixou um recado especial para a Comunidade.

Veja na íntegra:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Camila Bonfim, missionária da Comunidade de Vida Shalom e uma das iconógrafas responsáveis pela escrita do ícone, partilha que o mistério da Ressurreição permeia todo processo de escuta e execução da iconografia, desde o início:

“A pintura em si começou na semana da Ressurreição. Então, isso foi realmente muito significativo para nós, como esse sinal, essa experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz. Esse ícone, eu acredito que é para nós a maior expressão do Carisma, diante dos nossos olhos. E completou: “Não somos nós que vamos a Ele, mas Ele que vem a nós, Ele que vem!”

Durante uma live, no perfil do comshalom, no Instagram, ela e os demais iconógrafos partilharam suas experiências com o ícone.

Acompanhe o processo de desmontagem dos andaimes:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

 

Leia também:

O Ressuscitado pelo olhar dos que o escreveram

Experiência e mistério com a iconografia da Igreja do Ressuscitado

Aproxima-se a Assembleia Geral da Comunidade Shalom; saiba como interceder

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.