Ouvir mais atentamente a voz de Deus que indica o caminho a seguir. Com esse objetivo, 30 vocacionados da Comunidade Católica Shalom se reúnem de hoje, 29, até domingo, 1º, em Curitiba. Eles participam do Retiro de Aprofundamento Vocacional, realizado pela Comunidade em todas as cidades onde está presente como missão. Na capital paranaense, além de reunir os vocacionados de Curitiba, o retiro acolhe ainda duas vocacionadas de Campo Grande (MS).
“O Retiro vai norteando o caminho dos vocacionados e ajudando-os a definir o seu chamado, se Comunidade de Vida ou de Aliança, se se identificam ou não com a vocação Shalom. Por mais que seja um momento em grupo, Deus fala a cada um, individualmente”, afirma Maynara Lima, secretária vocacional da Comunidade Shalom em Curitiba.
Grupo Vocacional
No início de cada ano, nas cidades onde está presente, a Comunidade Shalom realiza o Encontro Vocacional Aberto, que é um dia de retiro aberto para qualquer pessoa que deseja discernir sua vocação na Igreja. A partir desse encontro, os interessados em realizar essa caminhada com a Comunidade participam de uma espécie de triagem, o “plantão” vocacional. Após o plantão, as pessoas que permanecem formam o grupo vocacional, que durante o ano inteiro participará de encontros mensais e aprofundará sua experiência com o Carisma da Comunidade.
No Shalom, o Grupo Vocacional é diferente do Grupo de Oração. O Grupo Vocacional é para quem deseja mais objetivamente discernir seu lugar na Igreja, saber se tem ou não um chamado a uma vocação específica. Já o grupo de oração é para qualquer pessoa que queira viver uma experiência perene de oração e formação na Igreja através da Comunidade.
Esses 30 vocacionados que participam do Retiro de Aprofundamento neste fim de semana são os membros do Grupo Vocacional 2018 de Curitiba, mais duas jovens que trilham este mesmo caminho em Campo Grande.
Para mais informações sobre o próximo Encontro Vocacional Aberto na capital paranaense, basta acompanhar as redes sociais Facebook e Instagram /shalomcuritiba e nossa página comshalom.org/curitiba.
Emanuele Sales