Moysés lembrou aos participantes que a autoridade deve ser exercida como serviço. Para o fundador, o encontro com o Papa Francisco, em fevereiro deste ano, foi manifestação da providência de Deus, que dirige a Comunidade
“O encontro com o Santo Padre nos deu clareza da condução de Deus para nós”. Foi o que afirmou o fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, neste domingo (31), durante o Retiro de Autoridades 2014, em Fortaleza. No encontro, que começou na sexta-feira (29) e tem como tema “Kairós de Misericórdia”, será apresentado o que Deus tem falado à Comunidade, especialmente nos últimos retiros do Conselho Geral e no Conselho Consultivo, e na audiência com o Papa Francisco.
Neste domingo, teve início a série de pregações realizadas por Moysés. Segundo o fundador, do encontro com o Papa Francisco em fevereiro deste ano destacam-se três orientações da Igreja para o Shalom: ser alegres instrumentos de Deus neste tempo de misericórdia, como Bento XVI havia pedido à Comunidade em 2012; não ter vergonha do Evangelho; trazer a Evangelli Gaudium “no coração” e difundi-la. Azevedo ressaltou que o Papa tem convicção do que o Espírito Santo quer fazer através de seu pontificado.
“Procuraremos sintetizar aquilo que ouvimos e que estamos ouvindo de Deus, através do retiro do Conselho Geral e das orientações da Santa Igreja. E o encontro com o Santo Padre nos deu clareza da condução de Deus para nós. À luz disso que o Papa nos falou e do que Deus no disse no retiro do Conselho Geral, vamos tentar entrar nesse kairós de misericórdia”, afirmou.
“Sua misericórdia é eterna”
Mais de 170 membros da Comunidade Católica Shalom que ocupam cargos de liderança nas missões em todo o mundo participam do Retiro. São os responsáveis locais das Missões em 65 Dioceses do Brasil e em 20 países, coordenadores de setores do Governo Geral (a Diaconia em Aquiraz), e alguns missionários convidados das comunidades de Vida e de Aliança.
Moysés lembrou aos participantes que a autoridade deve ser exercida como serviço. A seguir, elencou alguns dos sinais que o Espírito Santo soprou sobre a Comunidade até se definir o tema.
Após a pregação, os participantes rezaram com os pontos principais, respondendo também às questões apresentadas pelo pregador. À tarde, dedicaram-se à partilha de experiências. O retiro continua até 7 de setembro. Os membros da Comunidade e da Obra Shalom são convidados à oração de intercessão pelo encontro.
Confira aqui a galeria de imagens da Missa de abertura do Retiro, realizada na sexta-feira (29).
Emanuele Sales
Colaboraram Franco Galdino e Angela Miyashiro