Institucional

Retiro dos Postulantes

comshalom

 

“Caminho de santidade escolhido por Deus”

      Três dias para adentrar no carisma Shalom. Assim foi o Retiro de Ingresso em 28, 29 e 30 de abril, para 14 novos postulantes da Comunidade de Aliança do Shalom, em Santo André-SP. Eles realizaram seu Retiro de Ingresso, na sede da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo.

      Foi tempo de mergulho no carisma, em que os novos postulantes conheceram melhor suas dimensões, não apenas como cumprimento de regras, mas um caminho de santidade, que leva ao Céu e escolhido por Deus desde toda a eternidade para os membros da comunidade.

     Segundo Andréia Amador, consagrada da Comunidade de Aliança e formadora comunitária da Célula dos Postulantes, o Retiro serviu para que todos se sentirem integrantes da comunidade. “Foi um momento forte que o postulante vivenciou a identidade do carisma, aprofundando o conceito de comunidade, de fundação, o estar em comunidade e também de trilhar o caminho uma vida consagrada. O postulante teve esta oportunidade, de experimentar nas formações aquilo que são chamados a viver neste tempo de postulantado, além de tirar dúvidas. Ainda vivenciam este tempo em família, o que é muito importante”, explicou Andréia Amador, que tem a assistência da formadora Anna Kamilla Araújo, consagrada da Comunidade de Vida.

     Claudio Vinicius Santana de Souza, um dos postulantes, destacou a importância do Retiro. “Há sete anos participo da comunidade (como Obra), mas este Retiro foi marcante, muito forte, e mexeu demais comigo. Fez-me sentir parte do corpo comunitário da Missão. Nunca estamos prontos, mas a graça de Deus será nosso sustento para vivenciar o carisma. Vou me pautar na graça de Deus”, disse ele.

     Nova intercessora?

     O local do retiro também ficará marcado para os novos postulantes.  A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição foi fundada pela primeira Santa do Brasil, a Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus. No local, há um memorial da Santa, onde os postulantes puderam tocar um pouco mais na história da madre.

      Frases de Paulina como “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários” e “Senhor, não compreendo vossos desígnios, mas me submeto plenamente a eles” foram como enviadas por Deus aos postulantes. Que diga Ariane Mattos, agraciada com uma relíquia da Santa. “Recebi como uma providência de Deus porque a irmã que nos acompanhava olhou para mim e disse que sentiu no coração em me dar. É uma relíquia do hábito de Santa Paulina e me senti muito amada e privilegiada pela história de Santa Paulina, que cuidava dos leprosos. Vejo pela dimensão da intercessão dela porque tenho minha mãe doente e também aos que estou cuidando no grupo de oração, no pastoreio”, recordou Ariane.

      Ela, inclusive, assim como o restante dos postulantes, decretou: “É uma madrinha na nossa vocação. Pedimos a graça de um coração de formando pela intercessão de Santa Paulínia, que tudo fez a vontade de Deus”, ressaltou.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *