A Diocese de Itapipoca realizou o Retiro dos Presbíteros 2026, de 23 a 26 de fevereiro na serra de Guaramiranga. O tema celebrou o Ano Pastoral diocesano: “Unidos na comunhão, peregrinos em missão”. A Comunidade Católica Shalom esteve presente por meio da participação do padre Michel Bastos, consagrado na Comunidade de Vida que está em missão em Itapipoca desde 2023

Com pregações do arcebispo emérito de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, o retiro reuniu 50 padres incardinados na Diocese e mais dois sacerdotes religiosos orionitas. Houve também confissões.
Dom José Antonio introduziu a primeira palestra enfatizando que os sacerdotes são um projeto divino e fazem parte de uma história sagrada, e convidou-os a um retorno à intimidade com Deus e a fazer memória do chamado vocacional. Em outra palestra, o arcebispo emérito destacou os quatro pedidos do Papa Francisco aos padres: proximidade com Deus, proximidade com o bispo, proximidade com os próprios padres, e proximidade com o povo de Deus.
Para o padre Michel Bastos, uma das graças divinas derramadas durante o retiro foi a renovação da esperança. “Para mim, de maneira pessoal, quando Dom José Antonio falava que Deus é amor e sabedoria, e que jamais Ele criaria um mundo para não dar certo, ia sendo acesa em mim a chama da esperança”, contou. Padre Michel também destacou que foi um privilégio estar em oração no espaço onde o retiro aconteceu, a Pousada dos Capuchinhos, rodeado de natureza e na companhia dos irmãos sacerdotes.
Emanuele Sales