Institucional

Retiro reúne 16 mil pessoas na Semana Santa

comshalom

Programação seguiu de quinta-feira a domingo, 2 a 5 de abril, com pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão. O tema do retiro neste ano foi “Deus Rico em Misericórdia”

IMG_5285 (2)
Pregação da missionária Goretti Menezes no Sábado de Aleluia

O tradicional Retiro de Semana Santa promovido pela Comunidade Católica Shalom reuniu 16 mil pessoas no Ginásio Paulo Sarasate durante os quatro dias de realização. Durante o evento, cerca de 200 pessoas se reconciliaram com Deus por meio do sacramento da reconciliação.

De acordo com a organização do evento, compareceram cerca de 3 mil pessoas no primeiro dia, 4 mil na sexta, 4 mil no sábado e quase 5 mil no domingo. O retiro foi realizado em sintonia com os atos litúrgicos da Catedral Metropolitana de Fortaleza. O tema neste ano foi “Deus Rico em Misericórdia”.

IMG_5037
Encenação da Via Sacra durante o Retiro de Semana Santa em Fortaleza

O retiro acontece anualmente com o objetivo de proporcionar aos participantes uma experiência pessoal com a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, centro da fé cristã. A programação é composta por pregações, momentos de oração e intervenções artísticas, como a Via-Sacra encenada na Sexta da Paixão. “O evento cumpriu o objetivo de proporcionar que as pessoas vivam uma experiência com Cristo Ressuscitado que passou pela Cruz”, destacou o sacerdote da Comunidade Shalom, padre Sílvio Scopel, um dos organizadores do evento.

Na quinta-feira (2), além de oração e adoração, a programação contou com a pregação “Eucaristia: Sacramento da Comunhão” do sacerdote da Comunidade Shalom, padre Sílvio Scopel. Mencionando o Papa Francisco, pe. Silvio ressaltou que não podemos ser indiferentes a nossos irmãos que passam por necessidades, já que estamos unidos pelo corpo de Cristo. “A Eucaristia que comungamos é o Cristo que serve e que derruba os muros da indiferença”.

IMG_4559 (2)
Fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, reza diante do “paneau” da Virgem Maria

Na sexta-feira (3), a Via Sacra oracional levou os participantes a viverem o mistério da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cerca de 30 artistas entre atores e dançarinos estiveram presentes. O tema da pregação na sexta-feira foi “Ele não é indiferente a nós.” A co-fundadora da Comunidade Shalom, Emmir Nogueira, ressaltou que Cristo escolhe nos amar como somos e se dá a nós em sua própria carne para nos salvar. “Ele não é indiferente a nossas dores e sofrimentos que, unidos a sua Cruz, passam a ter sentido de salvação redentora.”

No sábado (4),  a missionária da Comunidade Shalom, Goretti Menezes, trouxe a nós o tema “Onde está o teu irmão”. Ela relembrou a mensagem do Papa Francisco para a quaresma. “Nesse dia da descida de Cristo à mansão dos mortos, também somos convidados a descer pela oração para auxiliarmos os nossos irmãos”, destacou. Ela nos levou a meditarmos e contemplamos a descida do Senhor à mansão dos mortos por amor. A programação também contou com uma celebração da descida de Jesus à mansão dos mortos presidida pelo padre Antonio Furtado.

O Domingo da Ressurreição (5) trouxe o tema “Tudo o que recebemos é para eles – Igreja de portas abertas”. Durante a pregação, o fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, explicou que todos os que tiveram uma experiência com o amor de Deus e com seu consolo também precisa estar disposto a consolar as outras pessoas. “É preciso voltar sempre para essa experiência com Jesus”, disse.

 

Assessoria de Imprensa da Comunidade Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *