Institucional

No ritmo da Palavra

comshalom

Papa Francisco, na homília da Casa Santa Marta, Cidade do Vaticano, 20 de setembro de 2003, nos fala:

“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro: o Para desenvolveu sua homília partindo das palavras de São Paulo sobre a relação entre o caminho de Jesus Cristo e o dinheiro. Há algo na atitude de amor pelo dinheiro que nos afasta de Deus. Existem muitas doenças, pecados, mas Jesus insiste muito nisso: a avidez pelo dinheiro, de fato, é raiz de todos os males. Tomados por este desejo, alguns desviaram da fé e acabaram encontrando muitos tormentos:

“O dinheiro também adoece o pensamento, a fé, e leva para outro caminho. Palavras ociosas, discussões inúteis… Disso nascem as invejas, as brigas, as difamações, as suspeitas, os conflitos de homens corruptos na mente e privamos da verdade, que consideram a religião como fonte de renda. Eu sou católico, vou a missa, porque me dá um certo status. Sou bem visto … mas no fundo faço meus negócios … O dinheiro corrompe! Não há saída”.

Quem escolhe o caminho do dinheiro, acrescentou, no fim acaba se corrompendo. O dinheiro tem esta sedução. E Jesus é firme sobre este assunto:

“Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. Não dá: ou um ou outro! Isso não é comunismo, eh! Isso é Evangelho puro! Estas são as palavras de Jesus! O que acontece com o dinheiro? O dinheiro oferece um certo bem-estar no início. Isso é bom, mas depois faz com que você se sinta m pouco importante, e chega a vaidade. Lemos isso no Salmo. Essa vaidade que não serve, mas que faz sentir uma pessoa importante: esta é a vaidade, que depois leva à soberba e ao orgulho. São três degraus: a riqueza, a vaidade e o orgulho”.

“Ninguém pode se salvar com o dinheiro. Todavia, o diabo sempre usa este caminho de tentações: a riqueza para sentir-se autossuficiente; a vaidade para se sentir importante; e, por fim, o orgulho, a soberba, que é justamente a sua linguagem”.

“Mas, Padre, eu leio os Des Mandamentos e ninguém fala do dinheiro. Contra qual mandamento se peca quando alguém dá uma ação por dinheiro? Contra o primeiro! Pecado de idolatria! Eis porquê: porque o dinheiro se torna ídolo e é cultuado! E por isso Jesus nos diz que não se pode servir ao ídolo e ao Deus Vivo: um ou outro. Os primeiros Padres da Igreja – falo do século terceiro, mais ou menos ano 200, 300 o diziam uma palavra forte: “O dinheiro é o esterco do diabo’. Porque nos faz idolatrar e adoece a nossa mente com o orgulho, e nos trona maníacos de questões ociosas e nos afasta da fé, corrompe”.

São Paulo, finalizou o Pontífice, nos diz para evitar essas coisas, mas de tender “à justiça, à piedade, à fé e à caridade”. E também à paciência, “contra a vaidade e o orgulho”, e à mansidão. Este, afirmou o Papa, é o caminho de Deus, e não aquele poder idolátrico que o dinheiro pode dar. A estrada para servir a Des é a humildade. “Que o Senhor nos ajude a não cair na armadilha da idolatria do dinheiro”.

Fonte: Radio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *