Institucional

É tempo de transmitir a fé

rj dom oraniA missa da Ceia do Senhor, nesta quinta-feira (24), abriu o Tríduo Pascal deste ano. Membros da missão Shalom no Rio participaram da celebração, que faz parte do primeiro dia do retiro da Semana Santa, na Catedral Metropolitana.

“Iniciamos a celebração da Páscoa”, disse o arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta. “Na Páscoa, somos chamados a ser testemunhas do ressuscitado. O Senhor está vivo. Hoje é o momento de contemplar o mistério da eucaristia”.

Ele destacou o significado das leituras da liturgia do dia, marcado pela instituição da eucaristia. “Jesus vai transformar a vida pascal, em seu sentido. Passa a ser a presença viva do Senhor”.

Na primeira leitura, do Antigo Testamento  (Êx 12,1-8.11-14), o povo celebra a libertação do Egito. É a experiência pascal. Na segunda leitura (1Cor 11,23-26), São Paulo lembra que o que recebemos deve ser transmitido. “O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti. Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.”

Segundo o arcebispo, necessitamos desta transmissão da fé. “Seja na família, educação, nos meios de comunicação, quando vemos os valores serem dizimados. São tantas situações de ateísmo, perseguição, indiferença. Não podemos nos conformar com o mais ou menos. Devemos fazer nossa parte na transmissão da fé. A cada dia, transmitir a fé, a experiência pascal, eucarística, de salvação. Experiência vital”.

Dom Orani lembrou também que devemos nos colocar à serviço dos irmãos, como fez Jesus na última ceia, quando lavou os pés dos discípulos. “É super necessário nos tempos de hoje ir ao encontro do outro que não tem voz nem vez, massa de manobra, que devem ser amados no Senhor”.

E finalizou: “Jesus não morre. Ele nos liberta da morte. Ele se dá como alimento na eucaristia. Ele veio nos servir. Quem quer ser seu discípulo deve fazer o mesmo. Lavar os pés uns dos outros. Devemos pedir o dom da conversão. Amém”.

O retiro da Semana Santa prossegue nesta sexta-feira, 25, às 8h30, na Catedral do Rio. No sábado, inicia às 14h30. No domingo, às 10h. Entrada gratuita.

Foto: Carlos Moioli


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *