Institucional

Rio de Janeiro: nossa terra de missão

comshalom

Convivência da primeira célula da CALA missão do Rio de Janeiro celebra 20 anos de fundação no dia 29 de junho. Desde os primeiros missionários que chegaram em 1996, até os dias atuais, muitas são as histórias de vidas restauradas e da manifestação da graça e da providência de Deus.

O sim de cada membro da Comunidade de Vida e Aliança fecunda essa obra, que já possui dois intercessores no céu: Daisy Lúcia da Silva Monteiro e Reinaudi Carvalho.

 

Daisy primeiro São João da Obra img004Os primeiros anos

O primeiro Centro de Evangelização da Comunidade Shalom foi instalado em um prédio alugado, em 1998, dois anos após a chegada dos primeiros missionários no Rio. Estava localizado em Botafogo, na Rua Vicente de Souza, 29.A missão da Comunidade Shalom no Rio de Janeiro teve início em 1996. Neste ano, chegaram quatro missionários da Comunidade de Vida: Cristiano Tuli, Roberta Nóbrega, Simone Gardênia e César (RL), que se dedicavam ao serviço junto à Pastoral do Menor, no PRCC – Projeto Rio Criança Cidadã, aos grupos de oração e à organização das missas na paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Leme. Estes foram os primeiros passos de evangelização, aos moldes do Carisma Shalom, na Cidade Maravilhosa. A partir daí, surge um primeiro grupo de pessoas da Obra Shalom. Alguns deles, posteriormente, se tornaram as primeiras vocações cariocas do Carisma.

Em 1997, a missão chegou nas paróquias Ressureição, no Arpoador, e Santa Mônica, na Lagoa, com a realização de cursos de Formação Básica (FB), oficina de dons e Seminário de Vida no Espírito Santo. Neste ano, o fundador Moysés Azevedo veio ao Rio visitar a missão pela primeira vez. Por ocasião da visita do então Papa João Paulo II ao Rio, Moysés voltou para sua segunda visita em 1997. Nesta ocasião, muitos consagrados de outras cidades vieram ao Rio ver o amado São João Paulo II. Também em 1997 aconteceram os primeiros encontros vocacionais.

Celebração dos 10 anos da missão, com Frei Bruno e dona Maria Lucília, que acolheram os primeiros irmãos da missãoO primeiro Centro de Evangelização

Em 1998, foi alugado o imóvel que sediou o primeiro Centro de Evangelização no Rio, em Botafogo. O local deu força à difusão do Carisma Shalom e abrigou diversas atividades de evangelização. 

No ano seguinte, foi realizado o segundo Encontro Vocacional, que resultou, após o tempo de formação, nos primeiros ingressos de vocacionados cariocas na Comunidade. Mônica Saddi, Mônica Brandão, Aimée, Guilherme, Marco Antônio, Fabiana, Sônia, Maria Carmosita e Deise formaram a primeira célula de Postulantes da Aliança, em 1999.

Em 2003, foi celebrada no Rio a primeira missa de consagração na Comunidade, realizada na Paróquia Imaculada Conceição, em Botafogo.

Contemplação e ação

Foi na capela desse primeiro Centro de Evangelização que teve início a adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, feita por membros da Comunidade de Vida e Aliança e irmãos da Obra Shalom. Nesta época, era Responsável Local Sidney Timbó.

Várias atividades de evangelização foram realizadas também nesse prédio: grupos de oração de adultos, de jovens e de crianças, catequese, preparação para a Crisma, cursos de formação humana e doutrinal; além dos esforços de cunho cultural, como apresentação de cantores e bandas católicas, festival de música, teatro infantil, apresentações musicais, encenação da Paixão de Cristo e do Natal de Jesus. Depois de Timbó, assumiu como Responsável Local Edionê Cristina Santos.

Foram 12 anos de atuação do Centro de Evangelização Shalom em Botafogo, até um sopro do Espírito enviar a Comunidade para outro bairro, de onde surgiria um novo tempo para o carisma Shalom no Rio.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *