Eu não poderia finalizar o ano de 2024 sem descrever a alegria de ter encontrado o Ronaldo Pereira novamente e, de maneira ainda mais transparente, no livro de autoria da escritora Ana Paula Gomes: “Ronaldo Pereira, como um rio corre para o mar.”
Meu nome é Mônica Rosário, tenho 53 anos, sou de Belém, Cidade do Círio de Nossa Senhora de Belém. Em novembro de 2023, permiti-me conhecer um pouco mais de perto a Comunidade Católica Shalom, quando fui convidada para um Seminário de Vida no Espírito Santo voltado para adultos, denominado “RECOMEÇAR”.
Sou mãe de uma jovem da Comunidade de Aliança, chamada Rahime, casada com Anderson Menezes, que residem em Aracaju–SE. Ela, por várias vezes, já havia falado comigo sobre a vida e a morte de Ronaldo Pereira e, apesar de ter achado a história e o testemunho dele tão bonito, não me interessei em conhecê-lo um pouco mais.
No entanto, em 2022, eu estava passando por vários problemas de cunho pessoal, profissional e financeiro, sem contar com a pandemia, que ainda assolava a sociedade, ceifando vidas de amigos que eram muito caros. Confesso que até minha saúde mental também estava abalada, porque o desespero e a falta de esperança queriam dominar meu espírito.
LEIA TAMBÉM | Há 30 anos, Ronaldo Pereira fez sua páscoa
Meu maior consolo eram os terços que recitava diariamente, procurando um meio de me apoiar e não me afundar ainda mais. Nesses momentos, o que mais pedia era a ajuda de Nossa Senhora, para me apontar o caminho que eu deveria seguir para a solução mais acertada para tantos desafios.
Então, em uma madrugada quente, enquanto rolava na cama, não achando sono e nem posição para descansar e já sem forças para rezar, peguei o celular e acessei o YouTube, sendo que não estava em busca de nada específico. Na verdade, nem sei ao certo o que buscava, acho que buscava somente encontrar o sono que, naquela noite, resolveu fugir de mim.
Em certo momento, enquanto rolava a tela, encontrei um jovem magrinho, cujos olhos brilhavam a cada palavra, e sua autoridade e certeza do que estava dizendo chamaram minha atenção. E ali me paralisei. Era a pregação de Ronaldo Pereira no IV Congresso de Jovens, datado de 1992.
A partir daí, após ter amanhecido ouvindo o Ronaldo, eu busquei conhecer sua história e lembrei que já havia sido apresentada a ela através das palavras de minha filha e entendi que ele era a resposta que Nossa Senhora havia me enviado, para que eu pudesse mergulhar na história da Igreja, nos ensinamentos que ele pregava e vivia e, sobretudo, na força do Espírito Santo que tudo renova e restaura!
CONFIRA | 25 frases de Ronaldo Pereira para te inspirar a santidade!
Ronaldo passou a ser meu amigo, me ensinou a rezar com mais vontade e com mais amor. Ronaldo me ensinou a organizar minha vida. A começar pela minha mesa de trabalho, na qual, atualmente, ficam dois porta-retratos: um com sua foto e outro com o ícone de Nossa Senhora Porta do Céu.
Ronaldo passou a ser minha companhia diária!
Seu testemunho missionário me alcançou profundamente, trazendo-me conforto, ao mesmo tempo que me encorajou a ir além, principalmente em buscar realizar meus sonhos, muitos deles que já se encontravam trancados em uma gaveta secreta de meu coração.
Sou servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, mas ainda não possuía graduação superior, então decidi voltar para a faculdade e hoje já estou no segundo ano do curso de Direito. Hoje sou avó do pequeno Theo, de seis anos, nele posso exercitar minha paciência e minha doação diária no cuidado rotineiro. Meus pais, já idosos e doentes: Francisco, com 80 anos e Yeda, com 76 anos, são universos onde posso ofertar meu cuidado e atenção de forma diferenciada e detalhada, já que a cada dia é um desafio novo diante das dores físicas que eles sentem.
Minha vida pessoal, que estava uma bagunça geral, está sendo moldada, conforme manda a santa Igreja. Lá no meu trabalho, onde por vezes me sentia desvalorizada, hoje exerço atividades de chefia e de responsabilidade. Minha relação com minhas filhas e genros mudou e já consigo ser mais transparente e mais sensível diante das necessidades deles.
Portanto, posso afirmar que o curso de minha vida mudou completamente após o encontro com Ronaldo Pereira. Ele, diariamente, através de sua intercessão, mostra sinais visíveis de sua presença e cuidado comigo e minha família. Não há momento em que me sinta sozinha e, ressalto, sobremaneira, que nos dias de tristeza, de angústia, onde busco respostas objetivas, é nele que encontro o direcionamento correto, já que ele sempre me aponta para a esperança verdadeira: Jesus!
Por isso, eu iniciei esse relato dizendo que eu não poderia finalizar o ano de 2024 sem que escrevesse sobre minha experiência com o Ronaldo Pereira e hoje, dia 28/12/2024, quando finalizo a leitura do livro escrito por Ana Paula Gomes, que retrata além da biografia, outros feitos e testemunhos que Ronaldo deixou tatuado no seio da Comunidade Shalom e naqueles que tiveram o privilégio de conviverem com ele, peço permissão para me utilizar de parte da carta escrita por Emmir Nogueira, poucas semanas após o acidente do meu amigo:
“Tu sabes, Senhor, que o Ronaldo entrou em nossas vidas como entram os santos: para ser sinal de queda e soerguimento. Para que se revelem os pensamentos de muitos corações. Mas, uma espada veio a transpassar a nossa alma. Ele veio como profeta do Altíssimo: para preparar o Teu caminho, para da ao Teu povo a conhecer a Salvação e nós o amamos ternamente ao vermos nele a Tua voz. Ele veio como discípulo amado, tomou em si os Teus Olhos, Teu Sorriso, as Tuas mãos. E nós o seguimos, fascinados por ver-Te nele, tão nitidamente.”
>> Receba notícias, formações e orações da Comunidade Shalom no Whatsapp!
Dessa feita, com o coração explodindo de alegria por esse encontro e experiência pessoal que Ronaldo Pereira me proporcionou com Deus, ergo meu louvor aos céus em gratidão por sua presença diária em minha vida, pela Comunidade Shalom, solo fecundo de seu trabalho missionário e pela obra lançada pela Editora JP2, pelas mãos carinhosas de Ana Paula Gomes, que continuará sendo canal de evangelização e graça.
Que 2025 seja um novo tempo repleto de parresia!!! Que Deus nos abençoe!
Shalom!
Fraternalmente,
Por Mônica Patrícia Teixeira do Rosário | Grupo Bom Pastor – Shalom Belém
Uma vida que valeu a pena!
E você, deseja conheçer mais detalhes da vida e páscoa do Ronaldo Pereira? Com o livro de Ana Paula Gomes: “Como rio corre para o mar“, das Edições Shalom, você irá descobrir histórias de quem conviveu de perto com Ronaldo e também foi contagiado por suas palavras cheias de desejo pelo céu.