O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. (Mt 13, 46)
____________
Esse trecho do Evangelho traz para nós, na forma de uma parábola, a força da experiência com a voz de Deus e a radicalidade do chamado pessoal que o Senhor nos faz. São Francisco de Assis foi atingido em cheio por essas Palavras proferidas por Jesus ao ler o Evangelho segundo São Mateus.
Tudo começou quando o jovem Francisco se preparava para lutar na batalha de Espoleto (Itália), mas caiu enfermo durante este tempo. Quando ele se recuperava na casa dos seus pais, leu nas Sagradas Escrituras: vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
A partir daquela experiência, o coração daquele jovem de Assis não seria mais o mesmo, pois caminharia com forte desejo de encontrar a Verdadeira Felicidade. Em sua missão, Francisco encontrou nas Sagradas Escrituras mais uma vez Aquela mesma voz que colocava por terra todos os seus medos e inseguranças:
Não leveis nada pelo caminho, nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem tuas túnicas. (Lc 9, 1-6)
O Jovem Francisco decide assim desposar a irmã pobreza. Encontra na voz de Deus, conduzido pelo Espírito Santo, o inflamador das almas, não só uma resposta divina, mas a sua vocação.
Como é belo ver a abertura de São Francisco! Como é belo contemplar a sua pobreza em deixar-se guiar totalmente pela Voz de Deus; por Sua Palavra tão viva e certeira diante das aflições e dos desafios.
Que o Senhor nos dê a graça de como O pobre de Assis, abrirmos o coração para acolher a Palavra de Deus!