Notícias

Saiba como viver em unidade com toda a Igreja o Domingo de Ramos

Para você que quer se unir à Igreja, segue na íntegra, as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o Domingo de Ramos 2020.

comshalom

Neste próximo domingo, dia 05 de abril, entraremos na Semana Maior da fé católica, em que celebramos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. E que Semana Santa diferente a Providência Divina preparou para nós! Situações adversas, é verdade! Mas que oportunidade particular o cristão tem para unir tudo isso ao maior mistério de dor redentora que já existiu!

Por isso, a Igreja, mesmo em tempos de isolamento social e portas fechadas, faz-se viva e presente nos lares de cada um que quer acolhe-la pelos meios de comunicação. Ela nos convida a estarmos em unidade nesta Semana Santa de 2020, e a prepararmos nosso coração para entrar nesta semana com a certeza de que muito o Senhor quer realizar em nós neste tempo tão atípico.

Estamos vivendo um momento de graça

Seguindo estas diretrizes, no último domingo (29), o Arcebispo de Fortaleza Dom Jose Antonio Tosi Marques, enviou uma mensagem a todos os fiéis. Em sua fala ele destacou: “Estamos vivendo um momento de graça, porque graça é expressão do amor de Deus, e tudo é expressão do amor de Deus se nós não ficamos na aparência das coisas”.

Além de pontuar que este tempo de pandemia pode também ser um tempo de graça, ele falou da postura do cristão, e da maneira de aproveitar este tempo: “Irmãos, aproveitemos essa oportunidade de amar, de servir, de cuidar. Que nosso pensamento seja de paz e não de aflição, que os nossos pensamentos e ações sejam de construção, não de desespero! Mas de esperança. Tenhamos a certeza de que o bem e o bom são sempre maiores, que o coração humano é sempre maior do que as suas dificuldades”.

Por isso, assumindo a postura cheia de fé e esperança que compete aos cristãos, queremos viver bem a Semana Santa e dar um sinal de nossa adesão aos mistérios de Cristo preparando nossa casa interior, o nosso coração, e também nossa casa exterior para bem celebrar estes dias tão especiais.

Uma Semana Santa diferente

Em um editorial publicado no último dia 30, sobre “Uma Semana Santa diferente”, Dom Jose Antonio fala sobre as celebrações desta Semana Maior, e sobre como devemos nos esforçar para viver bem os mistérios e dar sentido ao que celebramos na liturgia, rezando pelo contexto mundial no qual estamos inseridos.

“Entende-se assim como nos é doloroso celebrar a Páscoa com os limites determinados pelas autoridades sanitárias, como acontece, de forma inusitada, para toda a Igreja. No entanto, justamente no mistério da dor, vemos o Cordeiro Imolado abrindo-nos a compreensão de tudo isso”.

Então, prepare seu coração e sua casa para começar bem a Semana Santa com o Domingo de Ramos! O Arcebispo de Fortaleza nos diz:

“Para o Domingo de Ramos, quando se abre a Semana Santa, nasceu entre nós uma proposta, que providencialmente se une ao que a CNBB sugeriu ao Brasil inteiro, de as famílias colocarem ramos em lugar de honra em suas casas. Muitas famílias poderão afixá-los em janelas, portas de apartamentos, portões, ou outras formas de manifestação do que gostaríamos todos de fazer, com a costumeira procissão de Ramos, que não acontecerá neste ano”.

Orientações da CNBB para o Domingo de Ramos

Para você que quer se unir à Igreja, segue na íntegra, as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o Domingo de Ramos 2020:

1 – Rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa.

2 – Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

3 – Participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais.

4 – Comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade. Com ela, ajudamos os mais pobres.

5 – Motivar pelas redes sociais, telefonemas ou outros meios que mantenham o distanciamento social, outras pessoas a também celebrarem o domingo de Ramos desse mesmo modo.

É fato que a Semana Santa de 2020 ficará gravada em nossa memória pelas circunstâncias em que ela será celebrada, porém que sejam ainda maiores as marcas da experiência do esforço em viver em unidade com Cristo e com a Igreja estes santos mistérios. Que esta Semana seja marcada em nós, sobretudo, por uma vivência extraordinária da liturgia que nos insere na graça e no amor de Deus, para os quais não existe nenhuma barreira.

Por Tatiane Rodrigues


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *