“Na próxima sexta-feira, 19 de março, solenidade de São José, será aberto o Ano da Família: um tempo especial para crescer no amor familiar. Convido todos vocês a um renovado e criativo impulso pastoral para colocar a família no centro das atenções da Igreja e da sociedade. Rezo para que cada família possa sentir em sua própria casa a presença viva da Sagrada Família de Nazaré, para que ela possa preencher nossas pequenas comunidades domésticas com amor sincero e generoso, uma fonte de alegria mesmo em meio às provações e dificuldades”, afirmou o Papa.
O Ano da Família começa justamente no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco que aborda a temática familiar (Amoris Laetitia), ou seja, em 19 de março de 2021. Neste período serão promovidas várias iniciativas formativas e oracionais dedicadas às famílias. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será o promotor dos eventos durante esse período.
Clique [AQUI] para acessar a Exortação do Papa sobre a família, na íntegra.
Solenidade de São José
“Um grande santo a quem devemos entregar a nossa própria existência.” Assim o Papa Francisco recordou a próxima Solenidade de São José, que marcará o início do Ano da Família. “Sejam sábios como ele, prontos para compreender e colocar em prática o Evangelho”, acrescentou o Pontífice.
“Na vida, no trabalho, na família, nos momentos de alegria e de tristeza, São José procurou e amou constantemente o Senhor, merecendo o elogio das Escrituras como um homem justo e sábio. Vocês devem invocá-lo sempre, especialmente nos momentos difíceis que vocês possam encontrar”, lembrou o Papa, destacando a importância de um pai de família para a construção da sociedade.
E foi em honra a São José que o Papa Francisco escreveu a Carta Patris Corde: com um Coração de Pai, em memória dos 150 anos da declaração do pai adotivo de Jesus como Padroeiro universal da Igreja Católica. A carta foi publicada no início do Ano de São José, em 8 de dezembro de 2020, na Solenidade da Imaculada Conceição. No documento, Francisco destaca diferentes características de São José no seio da Família de Nazaré.
Clique [AQUI] para acessar a Carta do Papa sobre São José, a Patris Corde.