Institucional

Saiba o que está rolando na organização da JMJ do Panamá

Já tivemos o privilégio de receber uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, certamente, foi uma experiência única para a Igreja no país. Agora, fomos ouvir as expectativas de outro país. Queremos saber como a população do Panamá recebeu a notícia que seria a sede da JMJ 2019, como estão se preparando e quais são os detalhes desta grande festa.

Convidamos o encargado dos Congressos Mundiais da Misericórdia na América-Latina, o panamenho Juan Carlos Saucedo, que esteve em Aparecida (SP), para contar algumas das expectativas. Ele acompanha a comunicação oficial do evento de perto e trouxe alguns dos bastidores da preparação para esse grande encontro do jovens com o Papa Francisco.

Ele conta que era esperado por parte da Igreja local a escolha do país como sede, havia uma forte suspeita do anúncio. Mas, claro, uma cidade só é sede quando o Papa anuncia durante a missa de envio da Jornada anterior. Por isso, os panamenhos tiveram que esperar até o último segundo para poderem ter a certeza da missão.

Desde então, a Igreja local iniciou um trabalho de porta-porta, contando a toda a população o que seria este grande evento e pedindo a acolhida e hospedagemos cerca de um milhão de jovens. As paróquias coordenam estão responsáveis por todo o trabalho, sendo a engrenagem para que a logística da JMJ possa acontecer. Ele contou também que o governo local tabém está apoiando a realização do evento.

E esta não será uma Jornada de um único país! É um desejo compartilhado de toda América Central que se une no entorno do evento. A proximidade dos países possibilitará a participação de jovens de diversas nacionalidades e dará um rosto característico a JMJ.

Juan Carlos conclui dizendo que o Panamá está de braços abertos para acolher toda a juventude, em especial, o jovens brasileiros. Então, se você não vê a hora de chegar 2019 e está muito afim de se encontrar com o Santo Padre, ele deixou o recado: “Há que orar bastante e orar bastante! A JMJ não é um acontecimento turístico. É um encontro com o Papa, um encontro com Jesus. É um encontro que você precisa se preparar com muita antecedência, não só financeiramente, mas também espiritualmente”, convida.

Fonte: A12


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, a paz. Tudo bem?! Gostaria de saber como está a organização de jovens para participarem da JMJ 2019. Já tem algum pacote?!
    Grato desde já.
    A paz!