O Papa Francisco escolheu os temas das duas Jornadas Mundiais da Juventude que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei, que marcam o caminho de preparação para o Jubileu dos jovens, no âmbito do grande Jubileu de 2025 “Peregrinos da esperança”:
XXXVIII Jornada Mundial da Juventude, 2023: “Alegrai-vos na esperança” (cfr. Rm 12:12)
XXXIX Jornada Mundial da Juventude, 2024: “Os que esperam no Senhor caminham incansavelmente” (cfr. Is 40:31)
É importante ressaltar que a celebração ordinária da Jornada ocorre a cada ano nas Igrejas particulares, ou seja dioceses, que se encarregam de organizar tal evento, já as celebrações internacionais acontecem no intervalo de três/quatro anos com a participação do Santo Padre.
“As alegrias e esperanças, as tristezas e angústias do povo de hoje, especialmente dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e esperanças, as tristezas e angústias dos discípulos de Cristo”, sublinhou em 1965 a Constituição Pastoral Gaudium et Spes. Nos tempos difíceis de hoje, a Igreja, como então, deseja reavivar a esperança no mundo e, para isso, conta de modo particular com os jovens, protagonistas da história e “missionários da alegria”.
Na Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit, o Papa Francisco referiu-se a Cristo como “a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo” (ChV 1). Agora, com os temas das próximas duas JMJ, Sua Santidade convida os jovens a aprofundar o sentido da esperança cristã e a testemunhar com alegria que Cristo está vivo.
Fonte: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
