Formação

Santa Catarina de Alexandria, ousada anunciadora do Evangelho

É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, um dos Santos Auxiliadores.

comshalom

Voltemos hoje nosso coração e memória para o testemunho de outra grande serva do senhor, seu nome é Catarina. Ela nasceu no ano de 288 em Alexandria, no Egito. Com a morte do pai, mudou-se com sua mãe para a Cilícia e foi ali que se converteu à fé Cristã. Embora o ambiente não fosse muito favorável a um anúncio explícito da fé, a jovem não media esforços.

Assim, sempre encontrava uma brecha e anunciava a outros corações a sua experiência com Jesus. Uma das cenas que os biógrafos evidenciaram ocorreu aos seus 17 anos. Na ocasião, Catarina aceitou o desafio de debater com vinte intelectuais tidos pelo povo como grandes sábios. O fruto resultante dessa discussão foi a conversão de todos eles à fé cristã, deixando o líder da região, chamado Maximino II, enfurecido. Tanto que ele mandou matar todos aqueles filósofos, além de duzentos oficiais que também se converteram depois de ouvir a santa.

As provações na vida de uma anunciadora da Paz

Após a morte daqueles que foram evangelizados por ela, a jovem precisou encarar sua maior provação de fé. Foi presa e torturada numa máquina com quatro rodas que, enquanto giravam, arrancavam-lhe a pele. Tudo isso aconteceu por volta do ano 305. O testemunho de fé e amor a Deus soaram como estridentes fogos de artifícios para dorminhocos. Muitos que testemunharam sua oferta e oblação acordaram e abriram o coração para Jesus, a Paz real, que Catarina havia descoberto e pregado com a vida. 

Que Deus, por intercessão de Santa Catarina, console e anime todos os fiéis que se veem provados ou perseguidos por causa de Cristo, sobretudo nas regiões do mundo onde imperam o secularismo e tantas outras formas de ideologias inimigas da fé. 

Santa Catarina de Alexandria, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *