Nascida em 1174, durante o período medieval, na Alemanha, Edwiges era filha de duques, recebeu educação esmerada e sólida formação cristã. Aos 12 anos, casou-se com Henrique, um príncipe da região da atual Polônia, recebeu um dote, mas não usou o dinheiro para si. E assim, cuidou da formação religiosa dos seis filhos, inclusive e do marido.
Durante o tempo em que o marido ia lutar nas guerras, Edwiges visitava famílias em condição extrema de pobreza e que sofriam com a falta de dinheiro, principalmente lavradores, presidiários e mulheres envolvidas com prostituição para sustentar os filhos.
Assim, a princesa teve uma vida dedicada a ajudar os mais pobres, endividados e carentes. Conseguiu construir hospitais, escolas e igrejas. Com a ajuda dos filhos e do marido. Chegou a quitar dívidas de pessoas que realizava assistência naquela época. Ela começou a ajudar os pobres e endividados, dando um novo destino a vidas que não tinham mais esperança.
Então a duquesa passou a pagar as dívidas dos pobres, além de construir conventos em vilarejos para abrigar viúvas e órfãos da guerra. Após a morte do marido, Edwiges retirou-se para o convento de Trébnitz e ali viveu até a morte, aos 69 anos.
Um fato interessante, na internet, os sites de busca mostram que a procura por paróquias, novena e orações dedicadas à santa para quitar dívidas e conseguir um emprego aumentou desde junho do ano passado.
Oração de Santa Edwiges para quitar as dívidas
Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir o emprego ou pedir o dinheiro para pagar a dívida) e a de vivermos na paz e amizade de Deus. Rogai por nós, Santa Edwiges! Amém.
Santa Edwirges, rogai por nós