Formação

Santa Edwiges, a duquesa padroeira dos pobres e endividados

 Mãe de seis filhos, ela conheceu a vida de casada, de mãe e de religiosa. Foi canonizada apenas 24 anos após morrer. Edwiges nasceu em berço de ouro, mas se tornou amiga dos mais necessitados, especialmente os que viviam na extrema pobreza.

comshalom

Nascida em 1174, durante o período medieval, na Alemanha, Edwiges era filha de duques, recebeu educação esmerada e sólida formação cristã. Aos 12 anos, casou-se com Henrique, um príncipe da região da atual Polônia, recebeu um dote, mas não usou o dinheiro para si. E assim, cuidou da formação religiosa dos seis filhos, inclusive e do marido.

Durante o tempo em que o marido ia lutar nas guerras, Edwiges visitava famílias em condição extrema de pobreza e que sofriam com a falta de dinheiro, principalmente lavradores, presidiários e mulheres envolvidas com prostituição para sustentar os filhos.

Assim, a princesa teve uma vida dedicada a ajudar os mais pobres, endividados e carentes. Conseguiu construir hospitais, escolas e igrejas. Com a ajuda dos filhos e do marido. Chegou a quitar dívidas de pessoas que realizava assistência naquela época. Ela começou a ajudar os pobres e endividados, dando um novo destino a vidas que não tinham mais esperança.

Então a duquesa passou a pagar as dívidas dos pobres, além de construir conventos em vilarejos para abrigar viúvas e órfãos da guerra. Após a morte do marido, Edwiges retirou-se para o convento de Trébnitz e ali viveu até a morte, aos 69 anos.

Um fato interessante, na internet, os sites de busca mostram que a procura por paróquias, novena e orações dedicadas à santa para quitar dívidas e conseguir um emprego aumentou desde junho do ano passado.

Oração de Santa Edwiges para quitar as dívidas

Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir o emprego ou pedir o dinheiro para pagar a dívida) e a de vivermos na paz e amizade de Deus. Rogai por nós, Santa Edwiges! Amém.

Santa Edwirges, rogai por nós

Veja ainda: 

Ajude o Projeto Shalom Amigo dos Pobres

Seja um benfeitor da paz e auxilia na nossa evangelização


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.