Formação

Santa Luzia: 13 dicas essenciais para cuidar dos seus olhos

13 dicas de hábitos essenciais para você cuidar melhor da janela de sua alma.

comshalom

Santa Luzia que liturgicamente celebramos hoje, 13 de dezembro, é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz. Após muita perseguição por seus algozes conta-se que os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu à jovem. Eles continuaram com o seu martírio e lhe arrancaram os olhos. Daí vem a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos.

Preservar a saúde da alma bem como a dos olhos é de suma importância para nós. O comshalom juntamente com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e as sugestões do Dr. Marco Dias, médico consagrado da Comunidade Shalom, separou 13 dicas de hábitos essenciais para você cuidar melhor da janela de sua alma.

1. Evite coçar os olhos

Além da pressão exercida no hábito instintivo e prejudicial de esfregar com frequência a região dos olhos, sendo a estrutura muito frágil, as mãos têm impurezas que podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo uma conjuntivite ou causar ferimentos.

2. Açúcar

O alto consumo de açúcar pode causar problemas na visão, principalmente os portadores de diabetes, como a doença é silenciosa, dose sempre o nível de açúcar em sua rotina

3. Maquiagens

Remover antes de dormir os produtos de beleza dos olhos para evitar irritações e até mesmo inflamações na área ocular. Atenção: cuidado com os cosméticos fora da validade ou de terceiros, procure usar produtos antialérgicos, lavando periodicamente os pincéis e escovas de maquiagem, evitando a proliferação de bactérias.

4. Lave bem os olhos

Pelo menos uma vez por dia, tire um tempo para fazer a higienização em volta dos olhos, nas pálpebras, cílios e cantos, removendo as impurezas e secreções secas. Pode ser feita com cotonetes umedecidos ou na hora do banho com massagens leves na parte exterior.

5. Pisque mais os olhos

O ato de piscar lubrifica mais as córneas evitando o ressecamento dos olhos e tantos outros problemas. Faça pausas repetidas quando estiver diante do computador, assim vai ajudar a descansar a vista.

6. Lentes de contato

Lave bem as mãos e higienize as lentes antes e depois de usá-las. A limpeza do estojo também é essencial e deve estar em dia, bem como o prazo de validade das próprias lentes

7. Alimentação

Coma mais peixe que é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B, D e E, além de preservar a saúde dos olhos, diminui problemas ópticos. Estar acima do peso, somado a uma má alimentação, impede que as vitaminas de prevenção cheguem em quantidade suficiente. Que tal fazer uma atividade física?

8. Não fume

Degeneração macular, catarata e danos ópticos, afirmam alguns cientistas, que estas doenças estão associadas ao consumo do cigarro. Mais um motivo para parar e fumar.  

9. Brinquedos

Tomar cuidado redobrado e preventivo com as crianças evitando brinquedos e objetos pontiagudos. Choque elétrico causa catarata precoce.  Proteger a região dos olhos antes de brincar de paintball ou jogos semelhantes.

10. Óculos escuros

Ao se expor ao sol usar óculos escuros com proteção contra os raios UV-C, que são danosos ao DNA celular e está relacionado ao aparecimento precoce de catarata

11. Colírios

Ter atenção com o contato dos olhos com agentes químicos, jamais reaproveitar frascos de colírios para colocar outros produtos ou remédios, evitando confusão com gotas orais.

12. Prevenção

Estar sempre em dia com sua consulta ao oftalmologista, prevenindo futuros problemas e manter a saúde dos olhos

Santa Luzia: qualquer problema urgente ou acidente em casa ou no trabalho é sempre bom procurar uma emergência oftalmológica e contar com a valiosa e poderosa intercessão de Santa Luzia.

Foto: Luciana Pupo Artist – Pinterest

Oração a Santa Luzia

Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual.

Atendei a este meu pedido. (Fazer o pedido).

Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó minha querida, Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica.

Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós. 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *