Formação

Santa Marta

comshalom

AsEscrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer,Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável háapenas três quilômetros de Jerusalém. Lá moravam Marta, Lázaro e Maria,três irmãos provavelmente filhos de Simão, o leproso. Há poucas masimportantíssimas citações de Marta nas Sagradas Escrituras.

É narrado, por exemplo, o primeiro momento em que Jesus pisou emsua casa. Por isso existe a dúvida de que Simão fosse mesmo o paideles, pois a casa é citada como se fosse de Marta, a mais velha dosirmãos. Mas ali chegando, Jesus conversava com eles e Maria estava aospés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, trabalhadora e responsável,reclamou da posição da irmã, que nada fazia, apenas ouvindo o Mestre.Jesus aproveita, então, para ensinar que os valores espirituais sãomais importantes do que os materiais, apoiando Maria em sua ocupação deouvir e aprender.

Fala-se dela também quando da ressurreição de Lázaro. É ela quemmais fala com Jesus nesse acontecimento. Marta disse a Jesus: "Senhor,se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas mesmoagora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará".

Trata-se de mais uma passagem importante da Bíblia, pois do eventotira-se um momento em que Jesus chora: "O pranto de Maria provoca ochoro de Jesus". E o milagre de reviver Lázaro, já morto e sepultado,solicitado com tamanha simplicidade por Marta, que exemplifica a plenafé na onipotência do Senhor.

Outra passagem é a ceia de Betânia, com a presença de Lázaroressuscitado, uma prévia da última ceia, pois ali Marta serve a mesa eMaria lava os pés de Jesus, gesto que ele imitaria em seu últimoencontro coletivo com os doze apóstolos.

Os primeiros a dedicarem uma festa litúrgica a santa Marta foram osfrades franciscanos, em 1262, e o dia escolhido foi 29 de julho. Ela sedifundiu e o povo cristão passou a celebrar santa Marta como aPadroeira dos Anfitriões, dos Hospedeiros, dos Cozinheiros, dosNutricionistas e Dietistas.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *