Para personificar os peregrinos da esperança, a Santa Sé desenvolveu uma mascote para o Jubileu 2025. Luce traz os traços típicos dos peregrinos: “k-way (casaco que se assemelha a uma capa de chuva) amarela, para se preparar contra as intempéries; as botas sujas de terra pelo caminho já percorrido; a cruz missionária em volta do pescoço; o bastão do peregrino; e sobretudo os olhos luminosos, símbolo da esperança do coração”, explicou Dom Rino Fisichella, o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.
> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Ela foi criada do desejo de viver também dentro da cultura pop, tanto amada por nossos jovens. Nascida da criatividade de Simone Legno, Luce é a mascote que acompanhará vocês”, disse o arcebispo durante coletiva de imprensa.
Porta Santa
O dia 24 de dezembro marcará o início do Jubileu 2025 com o rito de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A abertura será realizada pelo Papa Francisco logo após a Santa Missa na Praça São Pedro, às 19h (horário de Roma), presidida por ele.
“Ele será o primeiro a cruzar o limiar da Porta e convidará quem chegar durante o Ano Santo a seguir o seu exemplo, a exprimir a alegria do encontro com ‘Cristo Jesus, nossa esperança (1Tm 1,1)’”, disse Don Rino Fisichella.
Ainda de acordo com o pró-prefeito o rito de abertura será acompanhado de um breve concerto de sinos da Pontificia Fonderia di Campane Marinelli (fundição que fez os sinos do Jubileu 2025 e também de 2015). “Os sinos são o som mais querido do povo e neste caso tornam-se a expressão do alegre anúncio de um acontecimento tão esperado que finalmente chegou”, afirmou.
Com inf. de Canção Nova