A Santa Sé divulgou que apenas as basílicas papais de Roma terão a abertura das Portas Santas. A informações foi dada pelo Dicastério para a Evangelização, responsável pela organização do Jubileu 2025. Conforme publicado na Bula de Proclamação Spes non confundit, os fiéis poderão lucrar indulgência ao passar nas portas das basílicas de São Pedro, no Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
A única exceção será uma Porta Santa aberta em uma prisão. Trata-se de um desejo pessoal do Papa Francisco e será ele mesmo que vai inaugurá-la. O objetivo é “oferecer aos presos um sinal concreto de proximidade”. O presídio escolhido, no entanto, ainda não foi divulgado.
Em nota, o dicastério esclarece que que “foi levantada a questão de se poder prever a abertura de uma Porta Santa nas Igrejas Catedrais, nos Santuários internacionais e nacionais, bem como noutros lugares de culto particularmente significativos”.
No entanto, para seguir as recomendações estabelecidas na bula de promulgação do Jubileu foi decidido não estender a abertura de mais portas santas. O dicastério esclareceu ainda que “o sinal peculiar e identificador do Ano Jubilar, tal como foi transmitido desde o primeiro Jubileu no ano 1300, é a indulgência que ‘pretende exprimir a plenitude do perdão de Deus que não conhece fronteiras’ através do Sacramento da Penitência e dos sinais da caridade e da esperança”.