Formação

Santa Teresa D’Ávila: baluarte da vocação Shalom

Carmelita considerada muito inteligente, recebeu título de doutora da igreja, é exemplo de doação, firmeza e união intima com Deus

Teresa recebeu uma boa educação religiosa dos pais e desde muito jovem gostava de ler livros da vida dos santos e mártires. Após a perda de sua mãe, foi mandada ao mosteiro. A princípio não queria seguir a vida religiosa, mas foi crescendo em seu coração o desejo pela eternidade e aos 20 anos ingressou no convento Carmelita, em Ávila.

Mesmo no Carmelo, ela teve muitas distrações que a faziam viver de forma pouco piedosa, uma delas era a grande movimentação que ali existia de visitantes que iam apenas conversar com as religiosas. Sua vida de oração foi sendo abandonada, chegando a se resumir basicamente aos momentos de oração com as irmãs.

Após uma experiência diante de uma imagem de Jesus flagelado e coroado de espinhos, assumiu uma conversão profunda, marcada por uma intensa vida de oração, a ponto de criar uma espiritualidade modelo e é esta vida fundamentada na intimidade com Deus que somos chamados a viver na vocação Shalom.

A experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz no nosso carisma se dá pela oração, por isso, o caminho que Santa Teresa nos aponta é caminho seguro, fonte para nos abrir, crescer e firmar no amor e amizade com Deus.

Santa Teresa nos deixou belas obras, como “Livro da vida”, “O caminho da perfeição”, “As moradas do castelo interior”, vários poemas, que estão inseridos no processo formativo da Comunidade Shalom, fundou mais de trinta mosteiros e fez renascer o fervor carmelita, mas mais que isso, ela nos deixou um verdadeiro testemunho da vivência do amor esponsal, modelo de um amor incondicional a Jesus Cristo, que nossa alma deve arder em viver.

“Só Deus basta”, aprendamos com Santa Teresa a nos entregar e nos consumir no amor de Deus.

Santa Teresa, modelo e intercessora, Rogai por nós.

                                                           Gerlany Bezerra

Missionária da Comunidade de Aliança


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *