O nome “Verônica” vem do Latim “vero icone”, isto é, imagem verdadeira, referindo-se à face de Cristo impressa no véu com o qual Santa Verônica enxugou o rosto de Jesus. Desde o início a Igreja acolhe essa Tradição. Tanto, que ela se tornou a Sexta Estação da Via Sacra.
Em 1844, na cidade de Tours, França, a carmelita Maria de São Pedro teve visões de Santa Verônica limpando a Face de Cristo a caminho da crucificação. Foi-lhe revelado que toda a sujeira, escarros, sangue e hematomas na Face de Cristo simbolizam os pecados da humanidade, blasfêmias dirigidas a Nosso Senhor e o ódio contra o amor.
Nas visões da irmã Maria de São Pedro, Nosso Senhor Jesus Cristo pedia que ela propagasse a devoção à Sagrada Face. Esta seria uma forma de reparação e os devotos da Sagrada Face fazem como Santa Verônica: limpam a Face de Nosso Senhor. Por isso, a devoção foi instituída pelo Papa Leão XIII, em 1885 e Santa Verônica passou a ser celebrada na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, mesmo dia da Sagrada Face.
Desde 525 um véu com a face de Cristo é venerado pela Igreja como sendo o de Santa Verônica. Hoje ele se encontra na Igreja do “Volto Santo”, em Manoppello, a 190 km de Roma. Estudos apontam que esta relíquia pode ser o véu de Santa Verônica porque contém vários mistérios. O tecido é feito de bisso marítimo, um fio finíssimo gerado por um molusco do mar Mediterrâneo. Com ele, forma-se um tecido muito resistente, transparente, ao qual nenhuma tinta adere. Porém, a Face de Cristo está fixada nele, sem ter sido pintada e a Face que ele contém pode ser sobreposta à do Santo Sudário de Turim, tendo proporções idênticas.
O Terço de Santa Verônica
Pelo fato de a história de Santa Verônica estar tão ligada à Sagrada Face de Cristo, o Terço de Santa Verônica é o Terço do amor por Nosso Senhor, daqueles que, de alguma maneira, gostariam de aliviar os sofrimentos de Jesus e de reparar as ofensas que são feitas diariamente contra a Igreja e contra o próprio Senhor Jesus.
Como rezar o Terço de Santa Verônica
Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Verônica. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.
No crucifixo: Sinal da Cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória
Fazer o pedido
Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o coração compadecido de Santa Verônica, que se comove ao ver o sofrimento de Jesus. E pedimos ao Senhor, por intercessão de Santa Verônica, a graça
de nos comovermos com as ofensas que diariamente são feitas contra nosso Senhor Jesus Cristo, contra sua santa Igreja e contra os pequeninos que não podem se defender.
Na conta grande:
Pai Nosso
Em todas as contas pequenas:
Santa Verônica, que te compadeceste com as dores de Nosso Senhor Jesus Cristo,
ajuda-me a consolá-lo, a amá-lo e a reparar as ofensas que lhe são feitas diariamente
Glória ao Pai…
Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos o gesto corajoso de Santa Verônica, que avança entre o povo e enxuga o rosto do Senhor com seu véu precioso. E pedimos que o nosso desejo de reparar as ofensas a Nosso Senhor se transformem em gestos concretos de adoração a Ele e de amor ao próximo.
Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a Sagrada Face de Cristo que ficou impressa no precioso véu de Santa Verônica. E pedimos a graça de amar, respeitar e adorar a Santa Eucaristia, que é o Corpo do Senhor nesta terra.
Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a devoção à Sagrada Face, uma devoção de reparação, de amor e consolo a Nosso Senhor, de contemplação de sua Face Santa. E pedimos a graça de nos aproximarmos desta devoção e de crescermos no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos as dez promessas que Nosso Senhor fez a todos os que se tornassem devotos da Sagrada Face. A primeira promessa nos diz: “Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi! Nada vos será negado! “Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações.” E pedimos ao Senhor a graça de vivermos essa devoção de amor e consolação.
Salve Rainha
Oração a Santa Verônica
“Ó Santa Verônica que guardastes a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que, quando limpastes o rosto com teu véu, não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Intercedei por nós a graça de enxergarmos Jesus em cada face de nossos irmãos. Ó Deus, por intercessão de Santa Verônica, despertai vosso poder e venha logo nos trazer a salvação! Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face. Se voltardes para nós, seremos salvos! Amém.”