Oração

Santa Verônica, padroeira dos fotógrafos

comshalom

O nome “Verônica” vem do Latim “vero icone”, isto é, imagem verdadeira, referindo-se à face de Cristo impressa no véu com o qual Santa Verônica enxugou o rosto de Jesus. Desde o início a Igreja acolhe essa Tradição. Tanto, que ela se tornou a Sexta Estação da Via Sacra.

Em 1844, na cidade de Tours, França, a carmelita Maria de São Pedro teve visões de Santa Verônica limpando a Face de Cristo a caminho da crucificação. Foi-lhe revelado que toda a sujeira, escarros, sangue e hematomas na Face de Cristo simbolizam os pecados da humanidade, blasfêmias dirigidas a Nosso Senhor e o ódio contra o amor.

Nas visões da irmã Maria de São Pedro, Nosso Senhor Jesus Cristo pedia que ela propagasse a devoção à Sagrada Face. Esta seria uma forma de reparação e os devotos da Sagrada Face fazem como Santa Verônica: limpam a Face de Nosso Senhor. Por isso, a devoção foi instituída pelo Papa Leão XIII, em 1885 e Santa Verônica passou a ser celebrada na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas, mesmo dia da Sagrada Face.

Desde 525 um véu com a face de Cristo é venerado pela Igreja como sendo o de Santa Verônica. Hoje ele se encontra na Igreja do “Volto Santo”, em Manoppello, a 190 km de Roma. Estudos apontam que esta relíquia pode ser o véu de Santa Verônica porque contém vários mistérios. O tecido é feito de bisso marítimo, um fio finíssimo gerado por um molusco do mar Mediterrâneo. Com ele, forma-se um tecido muito resistente, transparente, ao qual nenhuma tinta adere. Porém, a Face de Cristo está fixada nele, sem ter sido pintada e a Face que ele contém pode ser sobreposta à do Santo Sudário de Turim, tendo proporções idênticas. 

O Terço de Santa Verônica

Pelo fato de a história de Santa Verônica estar tão ligada à Sagrada Face de Cristo, o Terço de Santa Verônica é o Terço do amor por Nosso Senhor, daqueles que, de alguma maneira, gostariam de aliviar os sofrimentos de Jesus e de reparar as ofensas que são feitas diariamente contra a Igreja e contra o próprio Senhor Jesus.

Como rezar o Terço de Santa Verônica

Se possível, procure um lugar tranquilo, com uma imagem de Santa Verônica. Acenda uma vela, símbolo da fé e tenha um terço.

No crucifixo: Sinal da Cruz e Credo
Na primeira conta grande: Pai Nosso
Nas três primeiras contas pequenas: Ave-Maria
Na segunda conta grande: Glória

Fazer o pedido

Primeiro Mistério
No Primeiro Mistério contemplamos o coração compadecido de Santa Verônica, que se comove ao ver o sofrimento de Jesus. E pedimos ao Senhor, por intercessão de Santa Verônica, a graça 
de nos comovermos com as ofensas que diariamente são feitas contra nosso Senhor Jesus Cristo, contra sua santa Igreja e contra os pequeninos que não podem se defender.

Na conta grande:
Pai Nosso

Em todas as contas pequenas:
Santa Verônica, que te compadeceste com as dores de Nosso Senhor Jesus Cristo,
ajuda-me a consolá-lo, a amá-lo e a reparar as ofensas que lhe são feitas diariamente

Glória ao Pai…

Segundo Mistério
No Segundo Mistério contemplamos o gesto corajoso de Santa Verônica, que avança entre o povo e enxuga o rosto do Senhor com seu véu precioso. E pedimos que o nosso desejo de reparar as ofensas a Nosso Senhor se transformem em gestos concretos de adoração a Ele e de amor ao próximo.

Terceiro Mistério
No Terceiro Mistério contemplamos a Sagrada Face de Cristo que ficou impressa no precioso véu de Santa Verônica. E pedimos a graça de amar, respeitar e adorar a Santa Eucaristia, que é o Corpo do Senhor nesta terra.

Quarto Mistério
No Quarto Mistério contemplamos a devoção à Sagrada Face, uma devoção de reparação, de amor e consolo a Nosso Senhor, de contemplação de sua Face Santa. E pedimos a graça de nos aproximarmos desta devoção e de crescermos no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quinto Mistério
No Quinto Mistério contemplamos as dez promessas que Nosso Senhor fez a todos os que se tornassem devotos da Sagrada Face. A primeira promessa nos diz: “Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi! Nada vos será negado! “Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações.” E pedimos ao Senhor a graça de vivermos essa devoção de amor e consolação.

Salve Rainha

Oração a Santa Verônica
“Ó Santa Verônica que guardastes a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que, quando limpastes o rosto com teu véu, não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudéssemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Intercedei por nós a graça de enxergarmos Jesus em cada face de nossos irmãos. Ó Deus, por intercessão de Santa Verônica, despertai vosso poder e venha logo nos trazer a salvação! Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face. Se voltardes para nós, seremos salvos! Amém.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *