Hoje comemoramos Santo Afonso Maria de Ligório, italiano de Nápoles, faleceu aos 90 anos em julho de 1787. Foi canonizado em 1839 e declarado Doutor da Igreja em 1871. Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecida como os Redentoristas, colocando todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia e camponeses
“A Prática do Amor a Jesus Cristo”, “Glórias de Maria” e “Visitas ao Santíssimo Sacramento”, são os livros mais conhecidos de Santo Afonso, porém, “Teologia Moral” foi uma obra que influenciou muito na formação do clero por muitos anos.
Advogado aos 16 anos, exerce a profissão por 10 anos e, após uma grande decepção, Santo Afonso aos 30 anos se ordena sacerdote. Culto e homem de muita espiritualidade e mariano, antes de sua morte, deixa um legado bastante precioso, sobre oração e ensinamentos sobre como nos aproximar de Deus.
Conheça algumas reflexões que podem auxiliar você na caminhada:
- Quem não reza, é impossível que se salve. Não podemos alcançar a salvação sem o auxílio da graça de Deus
- Quem deseja que Deus seja todo seu, deve dar-se totalmente a Ele
- A oração é o grande meio para alcançarmos de Deus a salvação e todas as graças que desejamos
- Sem oração não há vitória
- Na caminhada para Deus quem não avança, sempre retrocede arrastado pela correnteza de nossa natureza corrompida.
- Sendo contínuas as tentações e os perigos de perdermos a amizade de Deus, contínuas também devem ser as nossas orações.
- As almas fortes e desejosas de Deus não lhe pedem senão luz para discernir a sua vontade e força para a cumprir perfeitamente
- Devemos rezar para saber o que Deus quer de nós e lhe pedir sua ajuda para cumprir a sua vontade
- Em vão se esforça o homem em se fazer santo, se Deus não o amparar com o seu poder
- Eu desejaria que todos os pregadores nada recomendassem tanto aos seus ouvintes como a oração
Angela Barroso