Formação

Santo André Dung-Lac e companheiros mártires, anunciaram a paz com a própria vida

A festa católica do dia de hoje celebra um grupo grande: são 117 cristãos que foram martirizados no Vietnã. Foram beatificados pelo papa Leão XIII em 1900. A maioria desses cristãos viveu e exerceu um ministério evangelizador entre os anos de 1830 a 1870.

comshalom

A academia de Deus é a vida e é na vida concreta que são forjados os santos. Quando leio a trajetória de vida desses servos de Deus e vejo os ambientes políticos e culturais onde expressaram sua fé e amor ao Evangelho, me convenço ainda mais disso. 

As testemunhas de Jesus Cristo que iremos recordar hoje atestaram seu amor e pertença a Deus com o próprio sangue, tornando-se parte, desse modo, do incontável número de fiéis que ofertaram suas vidas por meio do martírio, que é o maior testemunho de fé que um cristão pode dar. Foram assassinados no dia 21 de dezembro de 1839, vítimas do cruel regime que dizimou a vida de muitos seres humanos no Vietnã.  

Santo André Dung-Lạc foi uma das principais vítimas desse massacre. André foi um cristão vietnamita de origem humilde, mas que logo se encantou com o caminho do sacerdócio, sendo ordenado no dia 15 de março de 1823. Sua prisão ocorreu durante as perseguições comandadas por Minh Mang, cruel imperador da época. André Dung-lac foi torturado e decapitado, ficando, assim, conhecido como um dos “Mártires do Vietnã”, entre os anos de 1830 e 1870. Infelizmente, ainda hoje a fé cristã sofre represálias em regiões adeptas a ideologias e regimes totalitários. 

O período de perseguição dos tempos de Santo André Dung-Lac gerou cerca de 117 santos para a Igreja, que eram das mais diversas classes sociais, idade e profissões, indicando que o testemunho fiel e a santidade é um chamado que deve ser atendido por todos os cristãos.

Que Deus acolha a oferta generosa desses servos fiéis e torne fecundo o derramamento do sangue deles. Que um dos frutos seja uma nova explosão de evangelização nas regiões do mundo que, ainda hoje, resistem a Jesus, o Shalom do Pai entre nós. 

Santo André Dung-lac e Companheiros mártires, rogai por nós.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *