Formação

Santos Anjos da Guarda, zelosos e fiéis guardiões

Hoje a Igreja nos motiva e anima a louvarmos a Deus por ter nos dado os Santos Anjos da Guarda. Mas quem são, de fato, esses personagens? Que papel eles desempenharam e ainda desempenham na economia da salvação?

comshalom

Segundo a teologia, os Anjos são seres espirituais criados por Deus para servi-Lo, sendo que Jesus é o centro do mundo angélico, pois todos os Anjos lhe pertencem: “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos(Mt 25,31). E foram criados por e para Ele: “Nele foram criados todos os seres, que há nos céus e na terra, os seres visíveis e os invisíveis, os anjos que são os tronos, potestades, principados e dominações. Tudo foi criado por seu intermédio e para Ele” (Cl 1,16). Santo Agostinho diz o seguinte sobre os Anjos: “Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)”. 

Há passagens bíblicas em que Jesus se dirige a seus apóstolos falando algo sobre esses santos personagens. Numa, em particular, o Mestre se aproxima de uma criança e diz: “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe” (Mt 18,4-5). Jesus, em seguida, continua Seu discurso falando sobre o que acontecerá com quem fizer mau ou ameaçar um coração fiel, que se coloca diante de Deus como essa criança: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).

Os anjos da Guarda diante de Deus

Essa passagem, então, sugere que aquela criancinha e todo fiel que se coloca diante de Deus como ela tem guardiões, que são como advogados ou seguranças particulares. Isso deve nos animar, pois somos, a todo instante, guardados por Deus por meio de seus mensageiros. E mais: temos não só o nosso Anjo da Guarda pessoal, mas também uma legião de Anjos a nosso favor. Veja só o que diz o salmista: “O Senhor deu uma ordem aos Seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem” (Sl 90).

Viu só?  São muitos e muitos. Esses servos são muito discretos, porém, o que possuem de discrição, possuem também de competência. A bíblia apresenta-os como criaturas santas, puras e fiéis, que efetuam suas tarefas nos bastidores. Somente quando chegarmos no céu teremos uma certa clareza de quão importantes os Anjos são em nossas vidas. Por isso, ensine seus filhos, desde pequenos, a pedirem a Deus o socorro e a proteção dos anjos.

Na hora de dormir, ao acordar, antes de brincar, de estudar, se estiverem com medo etc. Vocês, jovens e adultos, invoquem a proteção deles no trabalho, nos momentos de tentações, de tomada de decisões etc. 

Em pouco tempo, vocês poderão testemunhar como e com que grande precisão eles lhes atenderam. Fechem seus olhos e digam com fé: Santos Anjos da Guarda, Servos fiéis do Senhor, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.