Formação

Santos Simão e Judas: Unidade de missão na igreja

comshalom

“Alegrai-vosprimeiro, porque vossos nomes no céu estão escritos” (Antífona Comum dosApóstolos). Hoje celebramos como Igreja, a Festa de dois Apóstolos que sãoJudas e Simeão. Para nós deve ser motivo de alegria, a mesma alegriaescatológica com que Cristo fez brotar nos Apóstolos que estavam reunidos emoração com medo e a portas trancadas, no qual Cristo Ressuscitado aparece aeles derramando a sua paz. Naquele encontro inusitado e misterioso, Cristo dá aeles uma experiência de enviu e missão aos Apóstolos: “como o Pai me enviou,também eu vos envio”.

Assim, sApóstolos principiaram na fé Cristológica e na missão todo o povo de Deus. Epara a Festa dos Apóstolos de hoje, quemsão esses dois santos? Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu, na ceiapergunta a Jesus: “Senhor, como é que vai manifestar a nós e não ao mundo?” E oSenhor respondeu: “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra; Meu Pai amá-lo-áe viremos a ele e faremos nele morada” (Jo 14, 22-23). Assim Judas expressa anecessidade de Ter Deus no mais íntimo do seu coração e com a sua pergunta,ensina-nos a melhor guardar a Deus no seu íntimo.

Simão tinhacomo cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa “zeloso”. Elerepresenta o undécimo lugar da lista dos Apóstolos. Algumas fontes relatam queele pregou na África e Grã-bretanha;  outrosdizem que foi sepultado no Mar Negro; outros na Pérsia. Enfim, não se podeprecisar dessas informações.

Os Apóstolossão o modelo e fonte do nosso seguimento a Cristo, que se fundam numa féfundada no encontro pessoal com Cristo Ressuscitado, num anúncio e vivênciaradical do Evangelho, e na experiência de ardor e parresia missionária plena echeia do espírito Santo. O que pulsava no coração dos Apóstolos era a pressa deEvangelizar, ou seja, cada apóstolo via a Evangelização como um apelo urgente aanunciar o amor de Cristo a cada homem. Devemos correm para evangelizar, semmedir esforços, sem apoiar-se em falsas seguranças, sem esperar estar cem porcento prontos. Pois é a voz de Cristo que ressoa em seus corações.

 “Nosso Senhor Jesus Cristo designou guias edoutores do mundo e dispensadores de seus divinos mistérios” (São Cirilo deAlexandria). Assim, somos chamados, “unidos pela graça” (Laudes da Festa dosApóstolos São Judas e São Simão), a um “ardente impulso”, que faz crescer odesejo de seguir a Cristo com palavras e ações, em vista do grande edifíciocelestial que é a Igreja. Não medir esforços, sempre “levou-te a palmilhar ospassos de Jesus e o nome seu pregar”; eis o caminho de seguimento que devemosimprimir em nossas vidas. Sem reter o dom e a Graça que nos foram dadas, mascom o coração repleto de generosidade e amor, compassivo ao homem pecador quesofre a ausência de Deus, deve assim nos mover ao seu encontro, em unidade nocoração da Igreja, prontos a vivenciar o enviou missionário que Deusparticularmente nos faz, como grande prova de amor a Jesus Cristo. SOMOS IGREJA PORQUE SOMOS AMADOS E UNIDOS ADEUS PELA GRAÇA DO BATISMO E DA VIVÊNCIA DO EVANGELHO. SOMOS IGREJA PORQUETEMOS UMA MISSÃO, QUE SE UNE A MISSÃO DE CRISTO E DOS APÓSTOLOS. AMÉM!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *