Muitos santos nutriram um amor filial a São José e aprenderam com ele a amar mais Jesus e Maria. Junto com eles, queremos também honrar e amá-lo. Selecionamos algumas frases que revelam o que os santos pensam sobre São José.
Confira também a página de São José
São Tomás de Aquino
É verdade que outros santos gozam de grande poder no Céu, mas pedem como criados, não dão ordens como mestres. São José, a cuja autoridade Jesus sujeitou-se na terra, obtém o que deseja do seu Filho nutrício rei no Céu.
Santo Agostinho
O que Jesus negaria a São José, que nunca lhe negou nada durante sua vida mortal na terra?
São Pedro Julião Eymard
Ele (São José) nunca pregou, mas entregou a vida inteira ao serviço de Jesus e morreu em seus braços. Se Jesus chorou por Lázaro, como não terá chorado pela morte de São José.
Santa Teresa D’Ávila
Os que são devotados à oração devem, de maneira especial, estimar a devoção a São José. Não conheço ninguém que possa pensar sobre os sofrimentos, as provações e as tribulações que a Rainha dos Anjos suportou enquanto cuidava de Jesus em sua infância sem ao mesmo tempo agradecer a São José pelos serviços que ele prestou à Divina Criança e a sua Santíssima Mãe.
São Bernardo de Claraval
Se quereis ter uma ideia da grandeza de São José, considerai que, por um privilégio divino, ele mereceu o título de “pai de Jesus”. Refleti ainda sobre o fato de que seu próprio nome, “José”, significa “um aumento”. Tendo em mente que o grande patriarca José, vendido como escravo pelos seus irmãos no Egito, percebei que o nosso santo herdou não apenas o seu nome, mas também o seu poder, sua inocência e sua santidade. Porque guardou o trigo, não para si mesmo, mas antes para o povo em tempos de necessidade, José foi encarregado de guardar o Pão, não para si mesmo, mas antes para o mundo inteiro.
Papa Pio XII
Permanecei conosco, ó s. José, nos nossos momentos de prosperidade, quando tudo nos convida a gozar honestamente dos frutos de nossas fadigas; mas, sobretudo, permanecei conosco e sustentai-nos nas horas de tristeza quando parece que o céu quer fechar-se sobre nós e até os instrumentos de nosso trabalho vão escapar de nossas mãos
São Francisco de Sales
Quem poderá entender quão grande na virtude da virgindade teve de ser ele (São José), que foi destinado pelo Pai Eterno para ser o guardião ou, mais ainda, participante da virgindade de Maria.
São João Paulo II
“Olha que Teu pai e eu andávamos aflitos à Tua procura”, diz Maria. Eu “devia estar em casa de Meu Pai”, responde Jesus. São precisamente estas palavras do Filho que nos ajudam a compreender o mistério da “paternidade” de José. Ao recordar aos pais a primazia d’Aquele que chama “Meu Pai”, Jesus revela a verdade do papel quer de Maria quer de José. Ele é verdadeiramente “esposo” de Maria e “pai” de Jesus, como ela afirma quando diz: “Teu pai e eu andávamos aflitos à Tua procura”. Mas o seu carácter esponsal e a sua paternidade são totalmente relativas às de Deus. Eis o modo como José de Nazaré é chamado a tornar-se por sua vez discípulo de Jesus: dedicando a existência ao serviço do Filho unigénito do Pai e da Virgem Mãe, Maria.
São Basílio
Que santo ou anjo mereceu ser chamado pai do Filho de Deus? São José teve essa honra.
Reze conosco a novena de São José
A novena que prepara a Igreja para a Solenidade de São José começa nesta quinta, nove de março. São José foi declarado patrono da Igreja em 08 de dezembro de 1870 pelo Papa Pio XI, que afirmou: “São José, depois de Maria, é o maior de todos os Santos”.
Clique aqui e reze com a Comunidade Shalom a novena em honra a São José
Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2024
O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor.
Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição!