Igreja

Santuário de Aparecida (SP) participa da maratona mariana convocada pelo Papa

Junto a outros 30 santuários espalhados pelo mundo, o Brasil é representado hoje pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida nessa jornada papal de orações, que ocorre durante todo o mês de maio, pelo fim da pandemia.

comshalom

O Santuário Nacional de Aparecida vai representar o Brasil em uma “maratona” de orações convocadas pelo Papa Francisco clamando pelo fim de pandemia.  A cerimônia será presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Além das intenções gerais, a celebração em Aparecida também rezará pelos jovens, que terão participação ativa na cerimônia, realizando as orações que compõem o terço.

A Basílica se une a um conjunto de 30 santuários dedicados à Virgem Maria em todo o mundo que, ao longo do mês de maio, elevarão preces pelo “término do contágio da Covid-19 e pela retomada das atividades sociais e do trabalho”, conforme destaca a nota emitida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, organizador do evento a nível mundial. A jornada de orações tem como tema em todos os santuários a expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5).

Por orientação do Vaticano, a celebração será aberta aos fiéis que desejarem participar de forma presencial no interior da Basílica. Porém, as vagas no interior do templo serão restritas a capacidade atual do local, limitada a apenas dois fiéis por banco, respeitando todas as normas e protocolos de segurança.

Início da Jornada de Oração em Roma

O próprio Papa iniciou o calendário de orações neste sábado (1º). O pontífice rezou na Capela Gregoriana da Basílica de São Pedro, diante de um ícone da Virgem Maria, venerado na Basílica Vaticana desde o século VII.

Na ocasião, Francisco abençoou terços que serão enviados aos 30 santuários diretamente envolvidos na ação. Sendo que uma parcela deles será destinada ao Santuário de Aparecida, como presente do chefe da Igreja Católica ao maior centro de peregrinação do Brasil.

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa por organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo.

A intenção é promover a difusão da iniciativa nas respectivas regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.

Oração do Terço e intenções

Com a oração do Terço, cada dia do mês é marcado por uma intenção de oração. Elas contemplam diversas categorias de pessoas mais afetadas pelo drama da pandemia.

Algumas das intenções serão por aqueles que não puderam se despedir de seus entes queridos, pelos profissionais da saúde, pelos pobres, pelos sem-teto, pelas pessoas com dificuldades econômicas e por todos os falecidos.

Pelo fim da pandemia e retomada da vida

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa. É preciso invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia.

Este chamado comunitário procura realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Virgem Maria.

Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo. Assim, todos poderão dedicar um momento à oração diária pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Acompanhe a programação pelos meios de comunicação oficiais do Santuário Nacional ( Facebook, Youtube, TV Aparecida) e pelos canais oficiais da Santa Sé ( por exemplo no Youtube), que irão exibir a celebração às 13h no horário de Brasília, 18h de Roma.

Nesta oração, reze, entretanto, não só pelo fim da pandemia, mas também pelos jovens e pelo Projeto Juventude para Jesus, que está de aniversário neste mês:

Oração à Nossa Senhora do Divino Amor pelo fim da pandemia

Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.

Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé.

Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galileia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser.

Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição.

Amém.

Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus.

Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *