Formação

São Bonifácio: Pastor fiel, deu o sangue por amor a Deus e seu rebanho

O “Apóstolo da Alemanha”. nascido em 675 e recebeu o nome de batismo de Winfrido; com o passar da vida, no seguimento ao Divino Mestre, tornou-se monge beneditino.

comshalom

Hoje fazemos memória de um fiel pastor e líder santo da Igreja. Trata-se de São Bonifácio, bispo e mártir. Esse herói da fé nasceu em 673 (ou 680), foi membro de uma nobre família inglesa (Devonshire) e desempenhou seu serviço marcado por um amor profundo e comprometido com o seu rebanho. Tanto, que seu zelo foi consumado por meio do martírio. Ele foi assassinado por ladrões, aos 80 anos de idade, no dia 05 de junho de 754, junto com outras 50 pessoas que o acompanhavam nas viagens missionárias, na região da Frísia (noroeste da Alemanha).

Esse fiel anunciador do Evangelho foi sepultado em Fulda, onde havia fundado, 10 anos antes de sua morte, um mosteiro beneditino. Inclusive, essa bendita obra foi o embrião da cidade, composta hoje de cerca de 60 mil habitantes. Derramou seu sangue, mas não negociou seu ardor e zelo apostólico, desse modo, conquistou definitivamente o maravilhoso tesouro e a paz completa que havia buscado durante a vida e aos quais tanto empenho dedicou, para que outros também pudessem encontrar a Jesus, o Shalom do Pai.

Pastor fiel e comprometido

Ao contrário do que muita gente pensa, um pastor, um santo, um mártir, não surge assim da noite para o dia. Com Bonifácio também não foi diferente. Quando olhamos sua trajetória de vida, o modo como se dedicava ao povo confiado a ele, já se é possível notar marcas de um pastor maduro, cheio de ardor e parresia. Abraçou e encarnou, com atos concretos, algo que Jesus tanto havia se esforçado para que seus discípulos entendessem: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês” (Jo 15,13-15).

Peçamos a Deus, em Nome de Jesus, a graça de também nós não nos pouparmos ou calcularmos nossa oferta de vida. Mas que nossa medida seja sempre um amor comprometido e desinteressado.

Que São Bonifácio, grande bispo e mártir de Jesus, interceda por nós, para que não desperdicemos as oportunidades que a amorosa providência de Deus escolher nos dar. Assim seja, para sempre, amém!

São Bonifácio, rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.