Formação

São “deixa pra lá”, rogai por nós

Esta devoção não é, como pode parecer num primeiro momento, de desleixo e de indiferença, não é isso, é a coragem de continuar o próprio caminho com paz e tranquilidade.

comshalom

Para viver em paz e com paz no coração decidi invocar um novo santo: São Deixa para lá, rogai por nós. Não sei se este santo existe no calendário mas sem dúvida existe na mente de Deus e na mente de cada pessoa. Existem situações tão difíceis que se no nosso coração e na nossa mente não existir a capacidade de “não se deixar agredir e nem desanimar” não conseguimos construir o Reino de Deus.

Todos os santos, num certo sentido, tiveram esta capacidade de “deixar para lá” as coisas, a riqueza, o poder, a maldade humana e fixar a própria atenção somente na pessoa de Jesus. Cristo é o único que deve ocupar o nosso coração e ele mesmo no ensina a não se deixar influenciar pelas ideias e pelos ataques contra a verdade. Há um texto que pode nos servir como modelo desta atitude de Jesus quando diz “quem tiver ouvido para ouvir que ouça” e continuava o seu caminho com serenidade para realizar a sua missão e anunciar com firmeza o evangelho de salvação.

Hoje em dia estamos muito preocupados com o que os outros dizem e fazem; uma preocupação que nos tira o sono, a tranquilidade e a paz. Se desejamos viver uma vida que não cause enfarte é preciso deixar para lá muitas realidades e situações que não vem de Deus. Jesus nos recorda em varias vezes duas mensagens: “não tenhais medo eu estarei convosco ate o fim dos tempos” – a certeza de que Jesus nunca nos abandona mas sempre está conosco nos infunde uma serenidade única para lutar contra todas as injustiças e não se deixar levar por compromissos nebulosos que se fazem “na calada da noite”. E a outra frase de Jesus “não vos preocupeis o Pai pensa nos passarinhos e nas flores dos campo, tantos mais pensa em nós.”

São Deixa para lá, rogai por nós.. para que nada nos perturbe e nada nos tire a alegria que vem de Deus. Esta devoção não é, como pode parecer num primeiro momento, de desleixo e de indiferença, não é isso, é a coragem de continuar o próprio caminho com paz e tranquilidade. Desde que me tornei devoto de São Deixa para lá vivo em paz e continuo o meu caminho de evangelizar e de fazer o bem.

Quem sabe esta devoção “pega” também. Há santos que souberam fazer isto maravilhosamente, por exemplo santa Teresa d’Ávila que conseguiu levar em frente o seu projeto porque não deu muita importância ao que diziam dela; São João da Cruz que mesmo na cadeia soube permanecer sereno e calmo….e tantos outros.

Rezem para este santo por mim e eu rezarei por você e todos os seus amigos e amigas. Que santa Teresinha “que deixou tantas coisas para lá”… interceda por nós.
Amém


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *