Dia 04 de outubro a Igreja está em festa, comemorando e fazendo memória da vida de São Francisco de Assis. Ele, que foi um homem que teve uma grande missão na Terra, que se tornou uma testemunha viva de que o amor de Deus é capaz de fazer uma obra nova em nossas vidas.
O santo teve uma experiência muito forte com o próprio Jesus Cristo, tanto que ele foi capaz de se despojar de tudo o que era e tinha para servir a Deus e aos irmãos mais necessitados. Por isso, este grande santo é um dos baluartes da Vocação Shalom! Sua história de vida nos mostra que é possível, através da oração, desabrochar para o Amor Esponsal através do louvor e adoração.
“O amor não é amado!”
Somos levados aos Escritos da Comunidade Católica Shalom e ao capítulo do Amor Esponsal, para fazer memória ao brado de São Francisco de Assis: “O amor não é amado!”.
Essa súplica se faz tão presente nas nossas vidas nos dias de hoje, que, quando chega a cada irmão, o enche de desejo de ter um coração totalmente disposto a realizar aquilo que Deus almeja para cada um de nós.
São Francisco de Assis foi um homem disposto a fazer a vontade do Pai, ele se deixou moldar e teve um coração esponsal, inflamado de amor por Jesus. Ele estava disposto a partir em missão para ser fiel à vontade do ressuscitado que passou pela cruz.
Mesmo sendo imperfeitos como alcançar o amor esponsal?
São Francisco de Assis, baluarte da Vocação Shalom, nos ensina com sua própria vida que, no seu infinito amor, Jesus escolhe cada um de nós mesmo possuindo falhas e imperfeições. Que, assim como São Francisco, o nosso maior desejo seja ter um coração disposto a oferecer tudo o que somos e temos por Jesus, que muitas vezes não é amado por nós, mas que nunca desiste.
Jesus é o único que merece todo o nosso amor. Ele é Aquele que merece todo o amor que há no mundo porque Ele é a nossa paz! O amor esponsal a Jesus se dá no pouco, no cotidiano. É preciso que busquemos esquecer de nós mesmos, das nossas vontades e interesses, e somente buscar pela vontade de Deus.
Alegria de ser Shalom!
Neste dia que fazemos memória a vida desse grande santo, também nos recordamos dos vocacionados de 2021 que estão às portas do retiro final. A alegria de ser de Deus, de ser Shalom, é diferente.
São Francisco de Assis como um dos baluartes da vocação Shalom nos ensina a acolher esses grandes presentes de Deus que são os conselhos evangélicos: “pobreza, castidade e obediência”. Até aqui o Senhor nos sustentou! Gratidão sem fim por ser esse amor que tudo realiza.
Que possamos ser motivados pela vida de São Francisco de Assis e nos decidirmos firmemente por Jesus. Que nosso objetivo seja entregar a nossa vida a Ele para assim conseguir atingir o nosso alvo, que é a santidade.
Te convido a ouvir agora a canção da Comunidade Católica Shalom: Amor não amado.
“SÓ TUA VONTADE EU VOU BUSCAR, FIELMENTE DESEJAR ELA É O PARAÍSO MEU.”
São Francisco de Assis, Rogai por nós!
Por: Gabrieli Capelozza