Formação

São Francisco de Assis: O verdadeiro amigo dos pobres

O que o santo de hoje, que é Baluarte da Vocação Shalom, tem a nos ensinar?

comshalom

O Shalom é uma vocação com características específicas, que recebe influência da espiritualidade franciscana. Juntamente com Santa Teresa D’Ávila, São Francisco de Assis é o mestre da vida espiritual dos membros da Comunidade Shalom. Caminho seguro que a tradição mística católica apresenta, a vida do santo inspira o desejo de corresponder ao apelo expresso por ele mesmo, quando gritou: “O Amor não é amado!”.

A verdadeira Paz nas almas dos homens e no mundo só pode ser estabelecida se estiver embasada no amor incondicional, “esponsal”, a Jesus Cristo. Depois de uma autêntica experiência de conversão, São Francisco passou a seguir o Evangelho de maneira radical, vivendo essa esponsalidade.

Despojando-se de tudo o que podia impedi-lo de fazer a vontade divina, ele evidenciava que Deus é o Amor pelo qual vale a pena ofertar a própria vida.

Assim como São Francisco, os membros da Comunidade também devem acolher os conselhos evangélicos “pobreza, castidade e obediência” como grandes presentes de Deus. A pobreza, cujo significado primordial é confiar plenamente na providência divina, a castidade que se revela na pureza de coração e a obediência à Igreja são “as três dádivas” recebidas pelo santo e pelas pessoas que têm a Vocação Shalom.

Outra influência de São Francisco na espiritualidade Shalom manifesta-se na escolha do Tau como símbolo visível da pertença dos membros da Comunidade a Deus e da aderência plena ao Carisma.

Saiba mais

Leia aqui mais informações sobre o Tau na Vocação Shalom

Confira aqui texto do fundador Moysés Azevedo: “São Francisco de Assis, baluarte da Vocação Shalom”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *