O mês de março em honra a São José é uma tradição na minha família há tantos anos, que desde a adolescência não me recordo de um só “março” sem rezá-lo.
Não fui uma adolescente muito diferente da maioria, por isso a oração sempre era vista como um momento um pouco tedioso para cumprir a obrigação.
Mesmo em meio a esse cenário, São José me conquistou logo de cara… era um santo diferente!
Um homem de oração, firme, corajoso, humilde, obediente, silencioso, temente a Deus, tudo o que meu coração ansiava e ainda não sabia!
Vi nele um amigo para recorrer em todas as horas. Vendo ele acompanhando a vida de Jesus, seu nascimento, seus primeiros passos, seu sustento, seu trabalho, pensei: “ele pode me acompanhar também!”
Observei que é um santo das escrituras, apesar de não ser muito comentado. E como nós apreciamos as figuras bíblicas! Parece que o fato de terem suas histórias contadas na Palavra, nos sentimos seguros em venerá-los.
Ele foi um grande santo de pequenas coisas! Pequenos detalhes e grandes milagres! Obediência nas tribulações, silêncio nas aflições. Tão próximo da vida cotidiana e tão alto em virtude.
Com o tempo de caminhada, superei aquela desconfiança dos santos da Palavra, mas ele permaneceu. Conheci outros amigos, do céu e da terra, obedientes e tementes a Deus, mas ele estava lá.
Quantos santos e santas purificados na fé, mas sua referência de pureza era das mais sublimes.
A cada ano que passava, cada “março”, cada novena, cada milagre, e a amizade só aumentava…
Tudo que não foi dito na Palavra, posso contá-lo pela oração. O esposo de Maria, o Pai de Jesus, cuidando e sendo respeitado no seio daquela família santa.
O obediente foi obedecido, o justo acolheu a verdadeira justiça divina pela Encarnação. Ensinou as orações judaicas para o Mestre da oração. Alimentou o Pão do Céu. Cuidou do Puro Amor.
Somente uma vivência autêntica da virtude não poderia ser ofuscada pela presença da Imaculada e do Filho de Deus.
Como nos disse nosso Papa tão querido, a humildade é a verdade. A santidade de José, encontrou o lugar mais humilde na casa de Nazaré. Não humilde por ser o melhor, mas, exatamente por ser o pior. O único pecador não se constrangeu diante da Realeza e Majestade de Jesus. Venerou a Rainha dos Anjos e aceitou ser chamado de esposo.
Esse homem temente a Deus foi visitado mais de uma vez pelo anjo: o céu já o reverenciava.
Não se sabe ao certo quantos anos viveu com Jesus e Maria, mas nem com todo o meu amor e todos os dias da minha vida, conseguiria imaginar esses preciosos momentos.
Nossa amizade é cada dia, cada ano, cada março, cada milagre, maior!
E, como uma amizade verdadeira, não é centralizada. É uma amizade fecunda, da qual nasceram várias e que já fortaleceu muitas outras!
Sabe aqueles amigos que estão com você sempre?! Conversas, conselhos, aquelas partilhas dos sonhos e projetos, saber que sempre pode contar… e como toda boa amizade, um carão de vez em quando, claro!
Meu amor por ele, me faz desejar mais o céu e querer acompanhar os passos de Jesus como ele e com ele! A vida de santidade se traduz no cotidiano, nos pequenos sacrifícios e nas grandes vitórias de Deus em mim.
Imaginar suas escolhas, suas palavras, sua vida escondida me faz repensar as minhas escolhas e a minha vida: “o que ele faria?”, “o que ele diria?”.
A amizade torna-se fecunda mais um vez, dando frutos no dia a dia da minha vida. Quando quero desistir, lembro que sua obediência guardou a vida do Autor da Vida na fuga para o Egito. Das pequenas coisas Deus pode operar grandes milagres. Quando as pessoas me trazem problemas intransponíveis, minha esperança se renova pela contemplação da fé do Glorioso São José.
E quando me sinto a mais pecadora, me recordo que ele já viveu esse abismo de pecado e virtude na casa de Nazaré. Ele traz o céu pra mais perto!
Traz o céu para mim, traz o céu para a terra. A santidade é revelar Deus. Revela-O para mim e revela-O aos outros, é um ciclo sem fim, esse ciclo do Amor… o Amor, gerando amor. José bebeu da fonte, ele transborda da fonte, ele nos leva a fonte, ele traz outros para a fonte.
A intercessão já transformou outros meses em março também. Novenas ininterruptas para pedidos urgentes. Muitas graças alcançadas, não tenho a conta de quantos testemunhos. Tantas súplicas e muitas respostas!
A santidade, a fé, a esperança, o amor, a amizade se confundem ao dar nome a tantas graças pela presença silenciosa e marcante de São José na minha vida.
Tudo que disser é pouco para falar tudo que ele merece, no entanto, o pouco que disser é suficiente para reconhecer sua humildade.
São José, rogai por nós!
Lorena Soares
Missionária Aliança Shalom