Discrição e simplicidade. Essas duas virtudes por vezes são muito mau compreendidas. Em alguns discursos parece que discrição é sinônimo de fobia, falta de coragem de dar a cara a tapa, de se expor a responsabilidade, uma timidez. Já ser simples parece ser sinônimo de ser ignorante, sem sabedoria, inteligência, criatividade e por aí vai. Quando olhamos para o grande são José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, esses falsos conceitos de simplicidade e discrição caem por terra. Foi justamente a união de sua simplicidade, pobreza e confiança em Deus, que fez toda a diferença na condução e efetivação da missão confiada a ele.
Discrição é uma característica que qualifica a pessoa que é discreta, que não chama atenção, ou seja, que é recatada, modesta, humilde e delicada em suas ações. Uma pessoa que age com discrição, possui uma postura sadia de reserva, tem um bom nível de discernimento, sabendo medir corretamente o que é certo e errado, o bem e o mal.
O engraçado é que uma virtude aparentemente desvalorizada pela sociedade onde José e Maria viviam foi justamente o escudo que protegeu o indefeso bebê Divino. Leia:
“Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho.” (Mateus: 4,13-15)
O filho de Deus, não foi protegido pelos muros e espadas de um poderoso do mundo, mas pela simplicidade e docilidade de um grande servo de Deus. Pensa que a sabedoria e docilidade do pobre Jose acabou? Não! Quando Deus viu que os homens haviam se esquecido do pequeno Jesus, ainda que por um tempo, mais uma vez se dirige ao fiel José:
Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. (Mateus: 4, 19)
São Jose dócil e obediente segue à risca as ordens de Deus: “José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”. (Mateus:4, 21-23)
Como seria maravilhoso se os pais tivessem essa sensibilidade de São José. Redigindo essa matéria, fiquei a pensar em tantas crianças, adolescentes e jovens que não tem um José como esse em suas vidas. São ceifadas, destruídas por outros “Herodes” tão ameaçadores quanto aquele. Drogas, abusos, abandono, violências, etc… Termino essas palavras numa postura interior de intercessão, confiando esses pequenos e indefesos aos cuidados de Deus por meio da intercessão de São José. Que ele atraia a providência oportuna de Deus, no bom desempenho de nossas ações evangelizadora. Venha também comigo, façamos juntos essa oração:
Ó Glorioso São José, Vós que fostes escolhidos Para ser o pai adotivo de Jesus E fostes instrumento da providência divina na família de Nazaré, Nós vos pedimos, auxiliai e socorrei A Comunidade Católica Shalom e Para que nunca nos faltem Os meios materiais necessários Para cumprirmos os desígnios de Deus A nosso respeito. Aumentai a nossa fé e a nossa generosidade para que, por meio da nossa fidelidade à Comunhão de Bens, possamos cumprir a nossa missão De anunciar com ousadia Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Rodrigo Santos
> Receba notícias, formações e orações da Comunidade Shalom no Whatsapp
Participe do Retiro Quaresmal da Comunidade Shalom
A Comunidade Shalom apresenta um itinerário formativo e oracional: o Retiro “Do deserto à Ressurreição”.
Inscreva-se gratuitamente na página comshalom.org/quaresma, e tenha acesso a conteúdos em vídeo, além de conteúdos formativos e oracionais para você viver uma experiência de conversão.
Leia mais
Assista o 2º Episódio da série “Ide a José”